Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Evento

Definida a Comissão do Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos 2017

Em 2017 o Concurso de Qualidade da Capital do Ovo volta a ser realizado na véspera da Festa do Ovo, uma quinta-feira

Definida a Comissão do Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos 2017

Está definida a nova comissão de avicultores que vai realizar o 58º Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos, tradicional evento que acontece dentro da programação da Festa do Ovo, em julho. O prefeito Manoel Rosa assinou portaria que nomeia oficialmente 17 integrantes, todos avicultores ou médicos veterinários com atuação destacada na dinâmica produção de ovos do município, que desde os anos 1960 é conhecido como Capital do Ovo.

A portaria nº 4.862/17 nomeia para a Comissão Municipal do Concurso de Qualidade de Ovos 2017: Christian Hideyuki Maki (presidente), Rodrigo Ono (vice-presidente), Gustavo Nagai (tesoureiro), Jorge Hiro Miyakubo e Dante Yuji Miyakubo (ambos nos cargos de secretários) e os demais membros: Alexandre Murakami, Alfredo Nakanishi, Fábio Ikeda, Fábio Murakami, Leonardo Yoshikawa, Luciano Ono, Luís Hirai, Matheus Mizuma, Milton Mizuma, Paulo Ueyama, Sérgio Kakimoto e Wagner Mizohata.

Escolhido pela quarta vez consecutiva para presidir os trabalhos da Comissão Organizadora, o avicultor Christian Maki destaca que Bastos vem, ao longo das últimas décadas, investindo também em qualidade e que o Concurso de Qualidade é o palco onde isso fica bastante claro: “A cada ano vemos que a seleção dos ovos de alto padrão fica cada vez mais desafiante para os juízes, porque os ovos inscritos têm estado dentro de parâmetros superiores de qualidade. Percebe-se claramente ali a evolução da avicultura de Bastos e região”.

Para o presidente, o Concurso contribui muito com isso, pois ele estimula as granjas a buscarem boas práticas de produção e biosseguridade para ter ovos mais competitivos e conseguir ranquear no Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos. A cada ano são premiados os campeões em Qualidade nas categorias Ovos Brancos, Ovos Vermelhos e Ovos de Codorna, sendo estabelecido um ranking dos seis melhores colocados em ovos de galinha e três melhores em ovos de codorna. Tendo em vista o prestígio nacional que as granjas alcançam quando se destacam no Concurso de Bastos, pode-se afirmar que o mais importante para os produtores é ter suas marcas destacadas como campeãs ou mesmo ranqueadas. “O troféu conquistado em qualquer uma das posições do ranking final do Concurso é sempre uma vitória. Ele demonstra que a granja tem um trabalho de qualidade em sua produção”, afirma Christian Maki.

Capital do Ovo

Segundo dados estimados em 2016 pelo Sindicato Rural de Bastos, a produção diária da microrregião de Bastos, no Oeste Paulista, é de 18,7 milhões de ovos, ou 216 ovos por segundo. Essa expressiva produção é fruto do alojamento de 28 milhões de aves poedeiras – sendo 22 milhões delas em produção. O restante ─ 6 milhões ─ são pintainhas ou frangas, ou seja, ainda não estão em fase de produção.

Esses números se referem à avicultura de Bastos e microrregião da Capital do Ovo, área geoeconômica que o Ministério da Agricultura denomina de “Bolsão de Bastos”.

Neste ano, o Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos será realizado na véspera da 58ª Festa do Ovo, no dia 13 de julho, uma quinta-feira. O Regulamento do Concurso será divulgado nas próximas semanas, mas quem já quiser informar-se pode entrar em contato através de mensagem na página que a Comissão Organizadora mantém na rede social Facebook. Basta acessar https://www.facebook.com/ConcursoQualidadeDeOvos.