Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Economia

Descartes e calor reduzem oferta e valores dos ovos voltam a subir

Na região de Bastos (SP), principal produtira do País, os avicultores têm conseguido descartar as galinhas mais velhas, mesmo com os valores do animal sendo considerados baixos.

Os preços dos ovos voltaram a subir na última semana após as quedas registradas entre o fim de março e o início de abril. Na região de Bastos (SP), principal produtora do País, os avicultores têm conseguido descartar as galinhas mais velhas, mesmo com os valores do animal sendo considerados baixos. Nesse cenário, a oferta de ovos tipo extra e jumbo foi ajustada. Entre 12 e 19 de abril, a cotação do ovo tipo extra, branco, a retirar em Bastos, teve alta de 5,7% passando para R$ 77,97/cx nessa terça-feira, 19.

O ovo vermelho, a retirar na região de Bastos, se valorizou 5,07% na mesma comparação, passando para R$ 87,82/cx nessa terça. Pesquisadores do Cepea indicam que o forte calor dos últimos dias, principalmente no estado de São Paulo, limita ainda mais a oferta de ovos maiores, já que a temperatura elevada tende a reduzir o consumo de ração e aumentar o de água pelas poedeiras, o que diminui o tamanho dos ovos e compromete a qualidade do produto.