Paraná

Dinamarqueses discutem possibilidades de negócios com cooperativas de aves e suínos

O cooperativismo é um dos setores de interesse da Dinamarca

Releases Empresas

O cônsul e conselheiro comercial do Consulado Geral da Dinamarca no Estado de São Paulo, Poul E. Bligaard, esteve reunido com representantes de diversas entidades paranaenses, na tarde desta segunda-feira (18/07), na sede do Sistema Ocepar, em Curitiba.  De acordo com ele, a Dinamarca é um grande exportador de tecnologia e há possibilidade de realizar bons negócios com os paranaenses em diversos segmentos. “Podemos firmar parcerias em muitos setores, mas estamos focando mais no setor agrícola, aves e suínos, tanto na produção dos animais como nos frigoríficos. Podemos ainda oferecer opções ligadas a fontes de energia renovável, como biomassa, bioenergia e solar, e reciclagem de água”, afirmou. “Temos tecnologia e maquinário para otimizar a produção existente no Brasil e no Paraná, que podem contribuir para aumentar a eficiência e proporcionar maior automatização e, ainda garantir a segurança alimentar, especialmente porque muitas empresas e cooperativas do Paraná têm potencial e interesse em exportar mais”, acrescentou. O cônsul informou ainda que os dinamarqueses adquirem do Brasil produtos como soja, suco de laranja, frango e café.

Cooperativismo

O cooperativismo é um dos setores de interesse da Dinamarca. Na Ocepar, o cônsul conheceu um pouco mais sobre o trabalho das cooperativas paranaenses por meio de apresentação realizada pelo analista da Gerência Técnica e Econômica, Gilson Martins. O superintendente da Fecoopar, Nelson Costa, também acompanhou o encontro. Nos próximos dias, o cônsul irá visitar cerca de 14 cooperativas paranaenses do ramo agropecuário.

Avaliação positiva

“A reunião foi muito positiva. Ficamos muito agradecidos e honrados por termos sido recebidos na Ocepar. Todas as pessoas com quem estivemos demonstraram seriedade e foram muito receptivas. Nós solicitamos a todos os presentes que vejam a indústria dinamarquesa como mais uma alternativa que eles podem recorrer para impulsionar seus negócios e aumentar a renda”, avaliou Bligaard.