Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade

Doença de Gumboro: um desafio constante para a indústria avícola

Poulvac Magniplex, lançamento da Zoetis, tem o poder de equilibrar inocuidade e resultado protegendo o animal contra a doença sem agredir a ave.

Doença de Gumboro: um desafio constante para a indústria avícola

A ocorrência das doenças imunossupressoras exerce efeito devastador nos resultados zootécnicos dos lotes de aves comerciais, pois no moderno sistema de produção, onde os animais são criados em alta densidade populacional, as aves dependem constantemente da integridade do sistema imune para defender-se dos diversos agentes infecciosos presentes no ambiente.

Dentre as diversas doenças infecciosas imunossupressoras das aves certamente a Doença Infecciosa da Bursa (DIB), ou mais conhecida como doença de Gumboro, seja a enfermidade que mais tenha recrutado os recursos técnicos e econômicos da indústria avícola para seu controle e prevenção. Isso decorre do fato da DIB atingir diretamente um importante órgão linfoide primário, a bolsa de Fabrícius e, portanto, comprometer significativamente a importante resposta imune mediada pelos linfócitos B através da produção de anticorpos.

As aves afetadas com o vírus de Gumboro sofrem imunossupressão, respondem deficientemente às vacinações, assim como desenvolvem maior susceptibilidade contra todo tipo de doença infecciosa. Isso repercute em prejuízos econômicos significativos para a indústria avícola como perda em desempenho zootécnico, elevação da mortalidade e aumento de condenações no frigorífico. Portanto, onde a doença está presente, a vacinação é essencial.

Com a intenção de melhorar e tornar mais simples os programas de vacinação, a Zoetis Indústria de Produtos Veterinários, desenvolveu a Poulvac Magniplex, uma vacina do tipo imuno-complexo, produzida pela mixagem, em proporções bem definidas, da exclusiva cepa V877 com anticorpos específicos contra a doença de Gumboro, produzidos em aves SPF para uso no incubatório tanto por via in ovo quanto subcutânea.

Há diferenças significativas entre as vacinas disponíveis no mercado brasileiro. A cepa V877 da Zoetis é considerada uma cepa forte em função do grau de atenuação da estirpe de IBDV selecionada. Dessa forma, confere imunidade uniforme e duradoura bem como permite rápida regeneração do tecido linfoide. Além de apresentar alta eficácia no controle do desafio de campo, testes com esta cepa demonstraram que a V877 possui elevada capacidade de disseminação lateral. Logo, além da vacina imunizar a ave, ela também é eliminada no ambiente e produz um efeito conhecido como “esfriamento do galpão” após a vacinação de sucessivos lotes. Este efeito somente é possível em vacinas com vírus vivo, pois o vírus de campo vai sendo substituído pela cepa vacinal resultando no que se denomina “esfriamento do galpão”.

Assim a Zoetis traz ao mercado avícola uma importante ferramenta para o controle da doença de Gumboro, como slogan “a cepa certa na hora certa”. Uma vacina que oferece um equilíbrio perfeito entre potência e inocuidade.

No vídeo, Dr. Eduardo Muniz fala sobre as especificações da Poulvac Magniplex: