Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Nutrição

DSM promove suplementação de vitaminas para melhorar desempenho de aves e suínos

Estudos apontam que estratégias nutricionais com o conceito OVN® (Ótima Nutrição Vitamínica) melhoram conversão alimentar, ganho de peso, rendimento de carcaça, além de saúde e bem-estar animal

DSM promove suplementação de vitaminas para melhorar desempenho de aves e suínos

Releases EmpresasMelhorias em resultados zootécnicos, bem-estar animal, sanidade do plantel, qualidade da carne e valor nutricional dos alimentos de origem animal são alguns dos benefícios mais importantes de uma suplementação de vitaminas em níveis mais elevados defendeu o médico veterinário e gerente de Produtos de Nutrição Mineral da DSM para a América Latina, Alexandre Sechinato, em encontro promovido pela empresa com as lideranças da cadeia produtiva de aves e suínos, em Cascavel, no Paraná.

O conceito OVN® (sigla do inglês de Ótima Nutrição Vitamínica) é uma estratégia nutricional com uma faixa de suplementação de vitaminas para promover uma série de benefícios, explica o especialista. “O conceito de OVN® está relacionado em alimentar os animais com vitaminas de alta qualidade em quantidades corretas e proporções adequadas para seu estágio de vida e condições de crescimento”.

O professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Horácio Rostagno, defendeu que a adição de vitaminas nas dietas modernas é essencial para o máximo desempenho dos animais. “Em nosso levantamento, observamos uma clara tendência dos frangos de corte alimentados com níveis de até 400% acima dos níveis convencionais de apresentar os melhores valores de parâmetros avaliados, como conversão alimentar, ganho de peso, consumo de ração, uniformidade dos lotes, rendimento de carcaça e peso do peito com osso”.

A adequada suplementação vitamínica também foi defendido pelo professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Caio Abércio. “Uma estratégia nutricional vitamínica tem efeitos positivos no desempenho produtivos e reprodutivos de suínos, além de melhores resultados em rendimento de carcaça e da qualidade da carne”.  

Novo guia de recomendação vitamínica DSM

Os avanços em melhoramento genético dos animais levou a uma série de mudanças nas exigências nutricionais tanto das aves, quanto dos suínos, e estas mudanças impactaram também as suas necessidades de vitaminas, pontua Sechinato. “A melhora na eficiência produtiva também leva a uma maior necessidade destes ingredientes na dieta. Trabalhos estimamque a melhora genética faz com que a cada ano o nível de vitamina necessite ser ajustado a uma taxa de 1%”, afirmou o especialista ressaltando que todos os níveis de suplementação vitamínica estão alinhados com as empresas de genética.

Este cenário de evolução genética e, consequentemente, mudanças nas necessidades nutricionais dos animais levou a empresa a desenvolver e lançar neste ano um guia atualizado sobre a suplementação de vitaminas, anunciou o gerente de Vitaminas Minerais da DSM, Adsos Passos, durante o encontro. 

Ele lembra que além da genética, outros fatores influenciam o requerimento destes nutrientes em dietas de aves e suínos, como o estágio de vida do animal, a composição do alimento, as condições de alojamento e o desempenho, além do estresse dos animais, dos desafios sanitários e a temperatura e umidade do ambiente. “A cadeia produtiva tem muitas oportunidades de melhorias nos resultados com uma suplementação adequada de vitaminas, especialmente se considerarmos parâmetros como a qualidade de carne, melhor formação esquelética do plantel e maior produtividade de matrizes”

O professor Rostagno ressaltou que as vitaminas representam somente 0,1% em peso e incidem de 1 a 2% nos custos das rações. “São fundamentais para o crescimento, reprodução e manutenção da saúde animal. Aves e suínos apresentam melhora constante do desempenho, levando a uma maior necessidade de vitaminas (em miligramas por quilo de ração) para expressar o máximo potencial genético, em ganho de peso e conversão alimentar ”, afirmou o especialista durante o encontro que aconteceu no dia 10 de novembro. O novo guia está disponível no site da empresa através do link www.dsm.com/markets/anh/en_US/products/products-vitamins/products-vitamins-ovn.html#.