Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Comércio

Egito zera imposto de importação de frango

Medida vale para aves inteiras e congeladas até 31 de maio do próximo ano. A justificativa é o aumento de preço do produto local

Egito zera imposto de importação de frango

O Egito decidiu isentar de pagamento de imposto as importações de frangos inteiros congelados até 31 de maio do próximo ano, segundo decreto editado nesta segunda-feira (28) pelo governo do país. De acordo com o diretor-geral da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Michel Alaby, normalmente a alíquota de importação é de 30%.

“Isso aumenta o mercado para os exportadores de frango [do Brasil]”, destacou Alaby. As exportações de carne de frango do Brasil ao Egito somaram US$ 121,8 milhões de janeiro a outubro, um aumento de 26,3% sobre o mesmo período do ano passado, segundo dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC). Em volumes, o crescimento foi ainda maior na mesma comparação, de 38%, para 84,5 mil toneladas.

O país está na quarta posição entre os destinos do produto brasileiro entre as nações árabes, atrás da Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Kuwait, e na 9ª posição no total global.

A decisão do governo egípcio é retroativa a 10 de novembro. De acordo com material publicado pela imprensa do país, a justificativa para a isenção é o aumento do preço da carne de frango produzida localmente, após a desvalorização da libra egípcia a partir de 03 de novembro, quando o Branco Central liberalizou o câmbio e passou a deixar a moeda local flutuar livremente.

A notícia foi recebida de forma negativa por representantes dos produtores locais. Eles alegam que boa parte dos insumos utilizados na produção é importada e por isso itens como vacinas e rações ficaram mais caros com a desvalorização da libra, daí a necessidade de elevar o preço da carne de frango.