Governo Federal

Embrapa ameaça paralisação nacional contra precarização do trabalho

Sindicato indica que além da falta de recursos no orçamento da Embrapa para as pesquisas, o Governo Federal agora pretende mexer no bolso dos empregados

Embrapa ameaça paralisação nacional contra precarização do trabalho

Nesta quarta-feira (29/06), agora pela manhã, acontece assembleia de servidores da Embrapa Suínos e Aves e de todas as unidades do País. Segundo o Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa Agropecuária (SINPAF), da assembleia sairá indicativo de um dia de paralisação ou não.  O motivo da mobilização se dá devido a falta de incrementos no orçamento da Embrapa para as pesquisas, onde o Governo Federal ainda pretende atingir o bolso dos empregados que, segundo o sindicato, trabalham de forma precária.

“O Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa Agropecuária (SINPAF) convocou todos os trabalhadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) para paralisação nacional, na próxima quarta-feira (29/6). Os empregados cobram reajuste digno com reposição das perdas salariais, avanços nas garantias sociais e respeito aos trabalhadores que promovem a segurança alimentar nacional”, explica o comunicado.

Os empregados cobram reajuste digno com reposição das perdas salariais, avanços nas garantias sociais e respeito aos trabalhadores que promovem a segurança alimentar nacional.

A proposta de 8,28% de reajuste, apresentada pela empresa, não foi aceita pela categoria, que pleiteia o IPCA de 9,28% mais o PIB agrícola de 2015 (1,8%).

Questões como os Adicionais de Insalubridade e Periculosidade, Auxílio Alimentação e Refeição, Fornecimento de café da manhã, Auxílio Creche/Pré-escola/Babá e Escola, Promoção e Critérios, Jornada Especial para Motoristas e Licença Maternidade e Paternidade também fazem parte das reivindicações dos trabalhadores nas Negociações do Acordo Coletivo de Trabalho 2016/2017.

Segundo os funcionários, o órgão ainda enfrenta um contingenciamento no orçamento destinado às pesquisas.