Evento

Embrapa Aves e Suínos inicia Projeto Boas Práticas de Produção de Ovos em Santa Maria de Jetibá

Embrapa Aves e Suínos inicia Projeto Boas Práticas de Produção de  Ovos em Santa Maria de Jetibá

Releases Empresas

Foi iniciado esta semana no Espírito Santo o Projeto Boas Práticas de Produção na postura comercial BPP – Ovos em Santa Maria de Jetibá.  A iniciativa está sendo promovida pela Embrapa, Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), com apoio da Associação dos Avicultores do Estado do Espírito Santo (AVES), Cooperativa Agropecuária Centro Serrana (Coopeavi), Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Naturovos, Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), Instituto Ovos Brasil (IOB) e Granja Pedal.

Um primeiro momento já havia ocorrido nos dias 12 e 13 de abril, através do Workshop “Boas práticas de produção na postura comercial BPP – Ovos”, realizado pela Embrapa Aves e Suínos, na cidade de Concórdia, Santa Catarina. Na ocasião participaram pelo ES o Diretor Executivo da AVES, Nélio Hand, o Médico Veterinário da Coopeavi, Nielton Cezar Ton e a Médica Veterinária do IDAF Luciana Fischer Gaspar.

O principal objetivo do projeto é desenvolver um modelo de gestão da qualidade na produção de ovos baseado nas boas práticas de produção e da capacitação de técnicos e produtores. Nesse contexto, a ideia é contribuir para a melhoria e padronização das práticas produtivas e administrativas dos produtores de ovos visando à sustentabilidade do negócio, o bem estar animal, a segurança do trabalhador e a produção de alimentos seguros. A iniciativa é destinada à pequenos e médios agricultores familiares, cuja produção de ovos é oriunda de galinhas criadas em aviários californianos tradicionais.

Nos dias 28 e 29 de junho houveram reuniões técnicas e visita as granjas. João Dionísio Henn, pesquisador da Embrapa e coordenador do projeto, explica que nesta fase do trabalho está ocorrendo a realização de um diagnóstico das propriedades visitadas. “Realizamos reuniões técnicas para alinharmos e definirmos os objetivos com os produtores e visitamos as três granjas que foram denominadas como Unidades de Referência Tecnológicas através de critérios verificados pela Coopeavi, onde serão implantadas as ações de boas práticas na produção. Posteriormente estaremos atuando com foco em aspectos de sanidade, manejo, e biossegurança. Também daremos um enfoque especial a gestão da água, trabalhando fatores como abastecimento, distribuição e tratamento. De modo geral serão verificadas as práticas rotineiras dentro da granja, como de higiene e biosseguridade por exemplo”, disse.

De acordo com Nielton Cezar Ton, médico veterinário da Coopeavi, a expectativa dos produtores é a melhor possível. “Os produtores compreenderam a importância do projeto, e estão motivados pela oportunidade de se tornarem uma referência no quesito boas práticas da produção. Acredito que os bons resultados começarão a surgir na medida em que as medidas propostas forem sendo implementadas”, afirmou.

Nélio Hand, Diretor Executivo da AVES, enfatiza que os procedimentos que vem sendo propostos estão de acordo com a legislação brasileira. “Neste momento é possível que proposições sejam feitas quanto a legislação caso alguma ação não seja efetiva da maneira pretendida. Num futuro bem próximo, se entende, que não haverá mais essa opção de escolha e sim as adequações serem realizadas sob obrigatoriedade à lei”, ressalta.

Nélio ainda destaca que o projeto trará muito benefício para a avicultura de postura. “O setor procura cada vez mais melhorar o seu formato de produção, seguindo o que preceitua a legislação. Sabemos que nem tudo se consegue trabalhar “da noite para o dia” mas gradativamente os ajustes vão ocorrendo. O produtor é muito consciente de que somente adequando sua estrutura poderá continuar fornecendo alimento (ovo) de qualidade para um consumidor cada vez mais exigente”, finaliza.