Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Pesquisa

Embrapa completa 44 anos

Empresa contribuiu decisivamente para o país se destacar no agronegócio mundial

Embrapa completa 44 anos

Embrapa deve ser revigorada para enfrentar novos desafios, diz ministro  Em evento de comemoração aos 44 anos da Embrapa, nesta quinta-feira (27/04), o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, destacou que o conhecimento gerado pelos cientistas e suas equipes deu oportunidade ao Brasil de ser um dos maiores players do agronegócio do mundo. “A Embrapa é nosso cartão de visitas em qualquer país aonde vamos.” O presidente da Embrapa, Maurício Lopes acrescentou que Maggi “sempre esteve atento ao desenvolvimento da pesquisa agropecuária, cobrando investimentos e orientação adequada de prioridades”.

A comemoração iniciou com visita às instalações do banco genético da Embrapa, “um patrimônio de valor inestimável, com mais de 120 mil acessos de 976 espécies de vegetais, animais e de microorganismos”, observou o presidente. Na terça-feira (25), a lei de proteção de cultivares do Brasil completou 20 anos. “Se o Brasil conseguiu consolidar um arcabouço legal, moderno e competitivo para o desenvolvimento da sua genética vegetal, foi porque fez um sólido investimento de base”, afirmou Lopes.

Empresa pública de pesquisa e inovação tecnológica, a Embrapa é focada na geração de conhecimento e de tecnologia para a agropecuária brasileira. Está entre as maiores desenvolvedoras de variedades vegetais do mundo, com mais de 80 programas de melhoramento genético.

A importância de destinar mais recursos à Embrapa foi lembrada pelo ministro Blairo Maggi. “É preciso pensar a Embrapa fora do momento de crise, em que o orçamento da União possa dar aquilo que ela merece, precisa e que o Brasil espera. E junto, com outras estruturas, como a EmbrapaTec, que tramita no Congresso, devem se criar condições para que o trabalho, tudo aquilo que os senhores, o que a ciência e o conhecimento da Embrapa trazem seja comercializado, permitindo retorno aos cofres da empresa para que ela seja cada vez melhor e mais ativa no mercado. Temos que revigorar essa empresa, pensar no seu futuro. Em novas estruturas de negócios, novas associações.”

Maurício Lopes comentou a integração da Embrapa ao Mapa, ministério ao qual é vinculada, atribuindo essa estreita relação em grande parte ao interesse de Blairo Maggi. “Em curto espaço de tempo, o ministro já visitou diversos dos nossos centros de pesquisa. Sempre atento à agenda da Embrapa, orientando e facilitando nossos contatos e interações com o setor produtivo.” Dirigindo-se ao ministro, Lopes afirmou: “Pelo reconhecimento, ministro, da importância da pesquisa agropecuária e pelo seu empenho em fortalecer a Embrapa como um braço de pesquisa e inovação do Mapa, nós temos também razões de sobra para agradecê-lo e homenageá-lo no dia de hoje”.

O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, declarou que a presença dele no Governo de Brasília deve ser aproveitada “para regularizar, definitivamente, todas as áreas da Embrapa no DF”.