Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

FIPPPA 2015

Embrapa lança o Adumax na FIPPPA - Feira Internacional de Produção e Processamento de Proteína Animal

Produto é resultado de um arranjo tecnológico no tratamento de dejetos suínos para a produção de fertilizante orgânico.

Embrapa lança o Adumax na FIPPPA - Feira Internacional de Produção e Processamento de Proteína Animal

O resultado de um arranjo tecnológico no tratamento de dejetos suínos para a produção de fertilizante orgânico será lançado pela Embrapa Suínos e Aves (Concórdia/SC) durante a Feira Internacional de Produção e Processamento de Proteína Animal – FIPPPA 2015, realizada em Curitiba/PR. É o Adumax, um fertilizante orgânico indicado para todos os tipos de cultivos, em especial para fruticultura, fumicultura, horticultura e produção de mudas florestais. Foram mais de dez anos de pesquisas na área da compostagem de dejetos suínos. A partir de 2011, em parceria com várias empresas, a Embrapa viabilizou a primeira experiência prática do arranjo. “Envolvemos uma grande agroindústria, seus integrados, empresas de equipamentos para a compostagem e uma indústria de ensacamento do adubo orgânico”, explica o pesquisador Paulo Armando de Oliveira, responsável pelo desenvolvimento da tecnologia.
 
Assim, o arranjo tecnológico inclui a produção de suínos, com os dejetos (que devem ter uma concentração de sólidos totais acima de 5%) servindo de matéria-prima para a compostagem e o enriquecimento do fertilizante. Depois, vem a compostagem, quando os dejetos são distribuídos por uma máquina em um leito de compostagem com serragem proveniente de madeira de reflorestamento. E, por fim, a fábrica de adubo, onde o composto orgânico é peneirado e embalado para comercialização.
 
Entre os benefícios do uso de um fertilizante orgânico estão a geração de renda pela venda do produto; a possibilidade de ampliação do plantel de suínos em uma mesma área; a destinação ambientalmente correta para os dejetos suínos; a baixa emissão de gases de efeito estufa (gás metano); a reciclagem de resíduos da produção; a redução de odores no tratamento; a possibilidade de obtenção de créditos de carbono; o aumento de matéria orgânica no solo; e o fato de ser uma tecnologia contemplada no programa ABC (Agricultura de Baixo Carbono) do Governo Federal.
 
O Adumax é comercializado pela empresa catarinense CTR Fertilizantes, de Jaborá. Outras informações sobre o fertilizante estão disponíveis no site da Embrapa Suínos e Aves, no endereço www.embrapa.br/suinos-e-aves ou da CTR Fertilizantes, em www.ctrfertilizantes.com.br.
 
O lançamento do produto será no dia 29 de abril, às 17 horas, no estande institucional da Embrapa Suínos e Aves na FIPPPA, no Expotrade, em Curitiba (PR).

Serviço

FIPPPA – Feira Internacional de Produção e Processamento de Proteína Animal
XIV Seminário Técnico Científico de Aves e Suínos

Data: 28 a 30 de Abril de 2015
Local: Expo Trade Convention Center – Curitiba (PR)
Realização:
Gessulli Agribusiness/Tel.: (11) 2118-3133/E-mail:
[email protected]
G5 Promotrade/Tel. (41) 3669-8412/E-mail: [email protected]