Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

XVIII Seminário Tecnico Científico

Empresas que não se adequarem a bem-estar animal estarão fora do mercado, afirma especialista

O tema será amplamente discutido durante o painel de bem-estar na produção de ovos durante a AveSui EuroTier South America

Empresas que não se adequarem a bem-estar animal estarão fora do mercado, afirma especialista

O bem estar animal é um tema que tem cada vez mais se destacado no setor de produção animal. Para o Dr. Iran Oliveira, professor da USP e palestrante do painel de Bem estar na produção de ovos durante a AveSui EuroTier é um caminho sem volta. “As empresas tem que se adequar a essa temática porque estarão fora do mercado se não atender, não é uma demanda interna mas uma demanda externa, é da nossa clientela e nós devemos atender pra isso” enfatiza.

Para ele o tema deve estar em contante discussão “Com toda certeza o tema bem-estar animal deverá estar em todas as rodas de discussão, desde as rodas de investimento, rodas de resultados e quando se pensar em novas perspectivas relacionadas ao sistema produtivo”.

Por isso,  durante o XVIII Seminário Tecnico Científico que acontece entre os dias 23 e 25 de julho durante a AveSui EuroTier South America, o tema será amplamente debatido. Oliveira é um dos palestrantes e ira falar sobre os aspectos do bem-estar animal nos vários sistemas produtivos de ovos. “Com relação ao sistema produtivo, no painel de bem de bem-estar animal nós estaremos discutindo os focos relacionados às medidas atuais do ministério da agricultura, focando na melhoria de produção de ovos, de forma a esclarecer e incentivar os produtores nesse período de transição, quais seriam as melhores medidas, os melhores métodos de produção de ovos, dentro da temática do bem estar animal” detalha o professor sobre sua palestra.

Ele explica que em sua fala os congressistas receberão as informações básicas sobre o que tem  sido feito internamente no Brasil e quais são as demandas internacionais sobre o sistema. “Hoje se questiona muito qual a melhor tomada de decisão se é free-range, cage-free ,No Cage, o sistema convencional, ou gaiolas enriquecidas.” Completa.

Outro ponto destacado pelo palestrante é a questão dos investimentos em bem-estar. “Nós devemos lembrar que estamos em momento de transição e que os investimentos devem ser focados já nas demandas futuras, e quando a gente fala dessas demandas futuras, com toda certeza, na produção de ovos, nós estamos falando de sistemas No Cage, sem gaiolas.”

O Painel de bem estar de ovos acontece no dia 25 de julho a partir das 09h00 dentro da Avesui EuroTier South America. As inscrições devem ser feitas no site do evento. Uma única inscrição dá ao congressista acesso a todas as palestras do IV Congresso de Zootecnia de Precisão e a todos os painéis do XVIII Seminário Técnico Científico, além da feira de negócios, granja modelo, Espaço Digital Farming, Espaço Cooperativas e Arena Gourmet.

Programação Técnica AveSui EuroTier

Tradicional referência em difundir o conhecimento para o setor, a AveSui EuroTier traz ainda vários painéis coordenados por especialistas com temas que envolvem desde Biosseguridade, Métodos de Eliminação, Bem-Estar Animal, Processamento de Carnes, Mercado, Workshop de inseminação artificial,Piscicultura, Biomassa e Bioenergia além do Congresso de Zootecnia de Precisão.

A programação técnica conta também com a premiação de trabalhos científicos, que podem ser enviados até o dia 14 de junho. As inscrições podem ser feitas clicando aqui.