Sanidade

Entidade do setor quer blindar sistema produtivo durante Jogos Olímpicos

Sanidade, aomercio internacional e abastecimento de milho foram pautas de encontro entre Temer e Associação Brasileira de Proteína Animal

Brasília – DF, 20/07/2016. Presidente em Exercício Michel Temer recebe Francisco Turra – Presidente Executivo da Associação Brasileira de Proteína Animal – ABPA. Foto: Beto Barata/PR

Releases EmpresasO presidente-interino da República, Michel Temer, recebeu nesta quarta-feira (20/07) uma comitiva da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). O encontro aconteceu no Palácio do Planalto, em Brasília (DF). Na ocasião, a entidade destacou a preocupação da avicultura e da suinocultura quanto à necessidade de fortalecimento da estrutura de defesa agropecuária, monitoramento dos portos, aeroportos e outros, com o objetivo de preservar o status sanitário da cadeia de proteína animal do país. “Em especial, a preocupação com o número de estrangeiros que virão ao país para acompanhar os Jogos Olímpicos.  Queremos blindar nosso sistema produtivo”, disse o presidente da entidade Francisco Turra.

A associação também manifestou o apoio do setor à iniciativa do Governo Temer de buscar expandir as fronteiras comerciais do Brasil, com a busca pela viabilização de acordos bilaterais e multilaterais, potencializando nossas exportações e nossa atuação no mercado mundial. Ainda no encontro, os representantes do setor trataram do cenário de abastecimento de insumos. “Falamos da necessidade de alocação de recursos para o abastecimento de milho, que é uma questão estratégica para o equilíbrio produtivo e sustentabilidade econômica da avicultura e da suinocultura”, pontua.

Conforme o presidente da ABPA, “foi um encontro fundamental e histórico para o nosso setor, em que o presidente e os ministros se mostraram bastante próximos e prontos a atender às expectativas das cadeias produtivas da avicultura e da suinocultura”.

Participaram do encontro o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, o ministro do Trabalho e Emprego, Ronaldo Nogueira, e o Secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Fernando de Magalhães Furlan, além do vice-presidente de Mercados da ABPA, Ricardo Santin, membros da associação.