Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

P&D

Esalq/USP integra o Centro de Inovação para a Agricultura China-Brasil

Dirigentes da Esalq participam da inauguração no país Asiático

Esalq/USP integra o Centro de Inovação para a Agricultura China-Brasil

No dia 26 de outubro de 2018, estiveram na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) representantes da China Agricultural University (CAU) e da Hainan University, instituição localizada em um arquipélago na região sudeste da China, que tem investido no ensino e pesquisa de agricultura tropical.

A expertise da Esalq nessa área despertou o interesse da equipe da Hainan University, que na ocasião assinou com a Esalq e a CAU um acordo para a implantação de um Centro de Inovação em Agricultura Tropical. Assim, a troca de conhecimento com essa instituição prevê a ida de brasileiros com a finalidade de realizarem projetos em conjunto de maneira a fomentar estudos sobre o tema.

Mais um passo dessa parceria entre as instituições ocorreu hoje, 18 de dezembro, com a inauguração, na China, do Centro de Inovação para a Agricultura China-Brasil. Participaram da cerimônia o Diretor da Esalq, professor Luiz Gustavo Nussio, o Vice-Diretor, professor Durval Dourado Neto, além do segundo titular da cátedra Luiz de Queiroz, Marcos Sawaya Jank e o professor do departamento de Zootecnia, Evandro Maia Ferreira. O ato integra as comemorações dos 60 anos da Hainan University.

“A China é um dos mais importantes parceiros comerciais do Brasil em muitos bens, principalmente da agricultura. No entanto, podemos ir ainda mais longe na colaboração acadêmica, científica e cultural no futuro. Com a inauguração do Centro esperamos atender às demandas globais principalmente em agricultura tropical e questões ambientais. Nossas expectativas com esta aliança próspera são motivadoras para transformar informações técnicas e conhecimento em riqueza para alcançar um padrão global de bem-estar”, declarou o diretor da Esalq.

Para o professor Durval Dourado Neto, estreitar relações com os chineses posiciona a instituição como porta de entrada para a China em parcerias envolvendo o agronegócio brasileiro. “Com a assinatura desses acordos fica clara a possibilidade de enviarmos docentes e alunos em 2019 para Beijing. Nosso objetivo final é transformar conhecimento em riqueza para o bem comum da sociedade”.

A A5 Alliance reúne as cinco escolas mais bem ranqueadas na área de Ciências Agrárias pelo ranking da US News Report, contemplando, além da Esalq/USP e da China Agricultural University (uma das parceiras da Hainan University), a holandesa Wageningen University e as norte-americanas Cornell University e University of California-Davis.

Nesta quinta-feira, 19 de dezembro, os brasileiros participam de atividades no Instituto de Agricultura e Floresta Tropical da Hainan University e, na sexta-feira, retornam ao Brasil.