Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Projeto

Escola de negócios desenvolve trabalho especial com cooperativas

Atuando há mais de 15 anos no segmento, o ISAE contribuiu para a formação de milhares de profissionais e desenvolveu centenas de projetos personalizados

Escola de negócios desenvolve trabalho especial com cooperativas

Nos últimos anos, o cooperativismo ganhou muita força no Brasil, assumindo um papel protagonista em diferentes ramos da economia, como crédito, habitacional, turismo e, principalmente, agropecuário. De acordo com a Organização das Cooperativas Brasileiras, são quase 7 mil cooperativas atuando no país, gerando milhares e empregos diretos e beneficiando de alguma forma grande parte da população brasileira.

Pensando neste universo amplo e cheio de peculiaridades, o Instituto Superior de Administração e Economia (ISAE), uma das principais escolas de negócios do Brasil, que conta com sedes nas cidades de Curitiba (PR) e Londrina (PR), passou a desenvolver projetos customizados com cooperativas dos estados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso, contando com o apoio do Sistema OCEPAR/ SESCOOP – PR, do SESCOOP – SC e do SESCOOP – MT. Os trabalhos, que acontecem há mais de 15 anos, visam a capitação de profissionais e a implantação de processos eficientes que possam contribuir diretamente para os resultados das cooperativas.

“Desde o início, o nosso trabalho com as cooperativas busca dar aos gestores, associados e cooperados soluções que favoreçam a governança para sustentabilidade dos negócios, e o fortalecimento das cooperativas, que sofriam muito com a falta de profissionalização. O projeto traz uma nova visão e competências, atualizando processos e modelos de negócios”, explica Antonio Raimundo dos Santos, diretor de educação do ISAE.

Para atingir a realidade de cada cooperativa, dos mais variados portes e perfis, o ISAE oferece projetos personalizados desenvolvidos por uma equipe multifuncional de alto nível, a partir de um estudo do ambiente corporativo com base nas características de cada negócio. Após o levantamento completo dos desafios, são traçados objetivos e metas que são apresentadas como “Solução Corporativa ISAE” com base na análise do contexto e na definição do escopo de trabalho, que pode ter curta, média e longa duração.

“Após a apresentação e aprovação da solução, que traz, por exemplo, metodologia, conteúdo e cronograma de aplicação, partimos para a execução do trabalho, que ao longo do processo tem seus resultados mensurados por ferramentas exclusivas. Ao longo da execução da solução, a cooperativa conta com um acompanhamento de profissionais do ISAE”, detalha Antonio Raimundo.

As soluções, que atendem as necessidades das cooperativas, passam também pelo desenvolvimento da aprendizagem organizacional por meio de cursos, palestras, workshops, GBA (Global Business Administration) de curta e média duração, Pós-Graduações, como também na elaboração e implementação de Projetos. As atividades podem ser realizadas nos modelos presencial, semipresencial ou à distância, com aulas no ISAE, na cooperativa ou em outros endereços.

Com os GBAs, por exemplo, o ISAE busca o aprimoramento, por meio de ferramentas de gestão, em assuntos específicos, como Estratégia, Pessoas, Finanças, Comercial/Marketing e Projetos, para profissionais de diversos níveis hierárquicos, independente de graduação. Visando uma capacitação mais profunda, o ISAE idealizou Pós-Graduações focadas no mercado coorporativos, como Governança Estratégica do Agronegócio, Gestão da Saúde Odontológica, Logística Empresarial, Gestão Cooperativas de Crédito, Gestão e Planejamento de Tributos para Cooperativas, Gestão Estratégica de Pessoas e Gestão Estratégica de Projetos.

Já na área de elaboração e implementação de Projetos, que pode se transformar em uma consultoria completa, a instituição apresenta ferramentas customizadas para a Criação de Cenários, Planejamento Estratégico, Lean Innovation, Etapas da Gestão Financeira, Visão de lucro, Gestor financeiro, Diagnóstico da Cultura Organizacional, Criação de subsistema de gestão de pessoas em foco no desenvolvimento de competências, Planejamento e implementação da Sucessão, Implantação das melhores práticas de Governança, Cultura Assemblear, Coach técnico em GC, Estruturação de conselhos e Gestão de Riscos e Crises.

Durante os seus mais de 15 anos de atuação nas cooperativas, o ISAE desenvolveu mais de 200 projetos em mais de 30 cidades do Paraná, de Santa Catarina e do Mato Grosso, e realizou mais de 60 cursos de Pós-Graduação. Foram aproximadamente 2.500 gestores capacitados, além de quase 1.000 conselheiros. “Temos muito orgulho deste trabalho com as cooperativas, pois conseguimos fazer a diferença na vida de milhares de pessoas, contribuindo com o aprimoramento de trabalhos de extrema relevância para o país”, completa o diretor do ISAE. 

Para conhecer mais detalhes sobre a atuação do Instituto Superior de Administração e Economia em cooperativas, acesse o site www.isaebrasil.com.br ou ligue para (41) 3388-7863.