Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Vaivém das Commodities

EUA destacam condições sanitárias do Brasil como ponto positivo do produto no mercado externo

Usda (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) destaca que um dos pontos positivos do produto brasileiro no mercado externo são as condições sanitárias

EUA destacam condições sanitárias do Brasil como ponto positivo do produto no mercado externo

A produção brasileira de carne de frango deverá atingir 14,1 milhões de toneladas no próximo ano, 3% mais do que em 2016.

Já o consumo interno, devido às perspectivas de a economia melhorar em relação ao quadro atual, deverá subir para 9,7 milhões de toneladas, com alta de 2%.

Com a produção ascendente, o país deverá ganhar mais mercado externo, colocando 4,4 milhões de toneladas de carne de frango nos 158 países que importam essa proteína do Brasil.

Os dados são do Usda (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), que destaca que um dos pontos positivos do produto brasileiro no mercado externo são as condições sanitárias.

Grandes consumidores, e até produtores, como China, México e os próprios Estados Unidos, sofreram os efeitos da gripe aviária recentemente.

A ABPA (Associação Brasileira de Proteínas Animal) concorda com esses números, mas entende que o das exportações poderá ser ainda maior.

Francisco Turra, presidente da entidade, diz que as exportações deste ano deverão atingir os 4,5 milhões de toneladas, após números confirmados de 4,2 milhões no ano passado. Já em 2017, o país deverá atingir 5 milhões de toneladas nas exportações, acredita ele.

Turra diz que o país fez uma diversificação muito grande nas exportações, e o produto brasileiro ganhou a preferência em várias regiões, inclusive na América Latina, que antes tinha boa parte abastecida pelos Estados Unidos.

Na avaliação do Usda, os produtores brasileiros enfrentam o peso dos custos, principalmente do milho e do farelo de soja, e da valorização real em relação ao dólar.

Os desafios de consumo no mercado interno ficam pela expectativa de uma recuperação da economia e da concorrência da carne bovina. Há um encurtamento da distância de preços entre as duas carnes.

Os analistas do Usda destacam também a grande dependência das exportações brasileiras de poucos países. Pelo menos 65% das exportações brasileiras são dirigidas a apenas sete países.

Turra afirma, no entanto, que estão crescendo os mercados com demanda pela carne brasileira acima de 300 mil toneladas por ano.