Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Economia

Expedição faz diagnóstico da avicultura nacional

Responsável por 10% de todas as riquezas geradas pelo agronegócio nacional, a avicultura é um dos principais motores da economia brasileira.

Expedição faz diagnóstico da avicultura nacional

Responsável por 10% de todas as riquezas geradas pelo agronegócio nacional, a avicultura é um dos principais motores da economia brasileira. Um negócio de US$ 40 bilhões, o setor responde, sozinho, por 3% do Produto Interno Bruto (PIB) global do país e emprega mais de 4,5 milhões de pessoas, direta e indiretamente. Para entender melhor esse segmento, o Agronegócio Gazeta do Povo embarca neste ano num projeto inédito que visa promover o desenvolvimento sustentável de uma das atividades que mais gera emprego e renda no campo.

Com o know-how e a capilaridade da Expedição Safra, realizada da há seis temporadas nas Américas do Sul, do Norte, além de Europa e Ásia, uma equipe de técnicos e jornalistas inicia nesta semana um roteiro pelos principais polos avícolas do Paraná, o maior produtor e exportador de carne de frango do país. Das granjas do interior até o Porto de Paranaguá, a Expedição Avicultura 2012/2022 vai percorrer os caminhos que a produção de aves estadual faz para ganhar o mundo e chegar aos mais exigentes mercados importadores.

A partir do Paraná, o projeto vai discutir com a sociedade, o público urbano e rural, o futuro da avicultura brasileira e o impacto do segmento nas economias regionais brasileiras, do produtor ao consumidor, dentro e fora da porteira. A metodologia segue o formato do levantamento técnico-jornalístico, que tem como foco o mapeamento da atividade e a discussão do futuro da cadeia avícola no desenvolvimento econômico e social do Paraná, da Região Sul e do Brasil.

Além de levantar dados de evolução do alojamento, abate, exportação e consumo, a equipe vai discutir tecnologia, manejo, genética e competitividade e traçar um diagnóstico das tendências de crescimento e do potencial do mercado doméstico e internacional da avicultura brasileira. O projeto é um oferecimento do Grupo Unifrango e conta com apoio técnico do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Paraná (Sindivipar).

O lançamento oficial da “Expedição Avicultura 2012/2022 – Tendências de produção e consumo no Brasil e no mundo” será na próxima terça-feira, dia 24, em Curitiba, com a participação de representantes da cadeia produtiva de todo o país. Até meados de agosto, os técnicos e jornalistas irão percorrer todo o Paraná. As informações levantadas durante a sondagem a campo serão traduzidas em uma série de reportagens no caderno Agronegócio, que circula às terças-feiras da Gazeta do Povo.