Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Comemoração

Facta completa 27 anos e mantém excelência na difusão de conhecimento

iada com o objetivo de difundir conhecimento sobre a avicultura por todo o Brasil, a Fundação é uma organização civil sem fins lucrativos que continua fiel aos seus propósitos de sua idealizadora e criadora

Facta completa 27 anos e mantém excelência na difusão de conhecimento

Equipe de departamento técnico da Apinco, que deu origem à Facta em 1989A Facta, Fundação Apinco de Ciência e Tecnologia Avícolas, completa neste mês de agosto 27 anos de atuação. Criada com o objetivo de difundir conhecimento sobre a avicultura por todo o Brasil, a Fundação é uma organização civil sem fins lucrativos que continua fiel aos seus propósitos de sua idealizadora e criadora, a Apinco – Associação Brasileira dos Produtores de Pintos de Corte.

Tendo como foco principal o fomento e a transmissão de novos conhecimentos e tecnologias aplicáveis ao desenvolvimento sustentável da avicultura, a Facta atende seus objetivos realizando eventos de atualização técnica, aperfeiçoando mão de obra operacional e técnica por meio de cursos específicos, divulgando conhecimentos avícolas através de publicações especializadas e estimulando a evolução técnica, científica e tecnológica da atividade pela dotação de prêmios de estímulo.

Para Edir Nepomuceno Silva, Presidente da WPSA (World’s Poultry Science Association) e o primeiro Presidente do Departamento Técnico da Associação Apinco, eleito em 1981, a criação da Facta foi um processo natural. “Foi necessário para albergar o cabedal de atividades que se acumularam nos anos na difusão de conhecimentos. Estes ultrapassaram a ’qualidade de pintos de corte’ abrangendo todos os segmentos da produção avícola. As publicações dos livros técnicos da Facta e, principalmente, da sua revista científica indexada e em inglês (Brazilian Journal of Poultry Science) aumentaram a projeção e reconhecimento da Facta em todo o mundo. O modelo foi copiado e inovado por inúmeras outras entidades brasileiras do setor. Não é modéstia dizer que a Facta está entre as maiores e mais efetivas entidades técnicas em todo o mundo da difusão do conhecimento técnico e cientifico na avicultura industrial”.

Até julho de 2016, a Facta realizou cursos nas áreas de Nutrição, Salmonella, workshops sobre Microscopia e Necropsia, a Conferência Facta, quando promoveu o “Prêmio Facta”, “Prêmio Lamas”, duas edições da BJPS – Brazilian Journal of Poultry Science, além de lançar a versão em Espanhol do livro “Manejo de Incubação”.

Para a atual Presidente da fundação, Irenilza de Alencar Nääs, a fundação sempre pensou para frente, pensou o futuro, levantou coisas novas e tentou buscar soluções para adiantar questões que eventualmente a avicultura pudesse enfrentar. “Esse é o grande ponto da existência da entidade. Então, por isso tudo, a Facta teve e continua tendo um papel histórico muito importante na avicultura brasileira”, finaliza Nääs.