Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Conhecimento

Faculdade de tecnologia CNA oferece cinco cursos sobre gestão de pessoas com foco exclusivo no campo

Cursos atendem necessidade de gestão de pessoal, principalmente com a introdução de novas tecnologias e inovações na produção agropecuária

Com o crescimento acelerado do setor agropecuário e a adoção das novas tecnologias no campo, as empresas rurais exigem, cada vez mais, procedimentos diferenciados e pessoas qualificadas para o trabalho na área. A gestão de pessoas no setor rural é hoje um dos grandes desafios para os produtores e, por isso, a Faculdade de Tecnologia CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) está oferecendo um programa completo de cursos a distância com foco no tema.

“Estamos precisando de pessoas para gerir toda essa tecnologia que está sendo colocada no campo”, avalia Dyovanna Depolo, coordenadora de Educação a Distância da Faculdade de Tecnologia CNA.  “Muitas funções antes manuais foram substituídas por máquinas e equipamentos. O paradoxo é que, cada vez mais, as pessoas que permanecem precisam ter mais qualificação e competência, não só para operar máquinas complexas ou interpretar números. Precisamos de gestores para ter mais capacidade de interagir, estimular, desenvolver os colaboradores rurais”.

O programa Gestão de Pessoas no Setor Rural foi estruturado a partir de uma pesquisa envolvendo produtores  de diversas regiões do país sobre os principais problemas que enfrentam na administração de pessoal.  As questões mais relevantes são abordadas em cursos específicos: Legislação Trabalhista na Prática do Campo; Relacionamento Interpessoal e Qualidade de Vida no Campo; Recrutamento, Seleção e Treinamento: Remuneração, Incentivos e Avaliação de Desempenho; Procedimentos de RH e Contabilidade na Gestão Rural. “Pela pesquisa, verificamos que os principais desafios na gestão de pessoas no campo são justamente esses” – relata Dyovanna.

Cursos online 

Os cinco cursos do programa são  de extensão e não exigem grau de escolaridade, abertos a todos os interessados  com idade a partir de 18 anos, sejam eles proprietários, gerentes ou arrendatários de terras, prestadores de serviços, funcionários administrativos, colaboradores ou empreendedores de outros setores. Todos os cursos são online e têm duração de 30 horas-aula.

As inscrições estão abertas e devem ser feitas no site https://ead.faculdadecna.com.br/. Como os cursos são independentes pode-se fazer apenas um deles, mas, para a coordenadora Dyovanna,  o pacote completo é mais interessante. “O ideal, para que se tenha o conhecimento de gestão de pessoas em todos os aspectos,  é que se faça todo o programa”.

O primeiro curso, Legislação Trabalhista na Prática do Campo, aborda  em detalhes as leis, direitos  e deveres de empregadores e trabalhadores. O segundo, Relacionamento Interpessoal e Qualidade de Vida no Campo, ensina conceitos e técnicas que garantem uma gestão eficaz de pessoas, para melhor desempenho e produtividade. O curso Recrutamento, Seleção e Treinamento mostra como o produtor pode reunir em sua propriedade   um bom time de colaboradores, com diferentes habilidades, e garantir um ambiente profissional saudável.

No curso Remuneração, Incentivos e Avaliação de Desempenho o participante aprende como implantar um processo de meritocracia na empresa rural, mantendo a equipe motivada. Já no quinto e último curso do programa, Procedimentos de RH e Contabilidade na Gestão Rural, são ensinadas técnicas de recursos humanos e de contabilidade desenvolvidas especificamente para o campo. Mais informações: 0800 006 4849 https://ead.faculdadecna.com.br/