Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Segurança Alimentar

FAO prevê queda na produção de cereais na América Latina e Caribe em 2016

No entanto, os volumes permanecerão bem acima da média registrada nos últimos cinco anos

As perspectivas de produção dos cerais da América Latina e Caribe para 2016 são favoráveis para os principais produtores da região, apesar de que o fenômeno El Niño pode afetar alguns países, apontou hoje a FAO.

O Boletim Trimestral da Segurança Alimentar da FAO assinala que na América do Sul, embora as previsões iniciais da FAO sobre a produção de cereais para 2016 apontem para uma redução de 3%, os volumes permanecerão bem acima da média dos últimos cinco anos.

A redução se deve a uma safra menor na Argentina e no Brasil, países onde a produção de milho deve cair entre 2% e 3%, respectivamente.

Além desses países, o Chile e a Bolívia também devem registrar uma redução na produção de milho por causa principalmente de uma queda na superfície plantada e as condições mais secas do final de 2015 e começo de 2016.

Por outro lado, a expectativa é que a produção de trigo aumente na Argentina e no Brasil como resposta ao aumento da demanda por esse cereal.

As previsões para 2016 na Mesoamérica indicam que a produção do México vai continuar sendo alta, enquanto que para o resto da sub-região a preocupação é o impacto que pode gerar o fenômeno do El Niño.

Produção de cereais de 2015 registrou recorde histórico

Em 2015, a produção de cereais na América Latina e Caribe manteve a tendência dos últimos anos, e a safra chegou a 239 milhões de toneladas, um aumento próximo dos nove milhões de toneladas em comparação com 2014.

Grande parte desse aumento foi registrada na América do Sul, cuja produção cresceu oito milhões de toneladas, alcançando uma produção próxima de 195 milhões de toneladas, um número histórico que se deve principalmente pela produção de milho na Argentina e no Brasil. 

Boas safras de cereais também foram registradas na Bolívia e no Chile. Já no Paraguai e no Uruguai a produção de trigo foi menor em comparação a 2014, apesar do número se manter em níveis elevados.

A Mesoamérica sofreu os efeitos do El Niño em 2015

Na Mesoámerica e Caribe a produção de cereais ultrapassou as 44 milhões de toneladas em 2015, um aumento de 2,6% em comparação ao ano anterior.

O bom resultado foi devido às safras do México que em 2015 alcançaram um novo recorde de 37,6 milhões de toneladas, 4,3% a mais que em 2014.

A produção de milho no México alcançou 25 milhões de toneladas em 2015, 4% a mais que no ano anterior, e o trigo ultrapassou as 4,2 milhões de toneladas.

Por outro lado, os demais países da Medoamérica sofreram os efeitos da seca associada ao fenômeno El Niño que afetou de forma considerável a produção. 

Quando se retira o México, a estimativa foi que a produção de cereais da Mesoámerica e do Caribe apenas registrou 6,9 milhões de toneladas, levemente inferior ao registrado em 2014.