Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Ambiente

Fazendeiros usam iluminação especial para não estressar galinhas

Regulável, o equipamento permite copiar tonalidades do ambiente externo e programar, por exemplo, o amanhacer e anoitecer, o que ajuda a maximizar a produção de ovos.

Fazendeiros usam iluminação especial para não estressar galinhas

Para melhorar o humor das galinhas chocadeiras confinadas, avicultores dos Estados Unidos e da Europa estão remodelando matrizeiros e substituindo lâmpadas normais por um novo sistema de iluminação que utiliza LED com um espectro de luz especialmente ajustado para a retina das aves.

Criada pela empresa escocesa Greengage Lighting, o sistema AgriLamp, como foi batizado, reduz os níveis de raios infravermelho e a emissão de calor da lâmpadas, simulando um ambiente de luz natural. Regulável, o equipamento permite copiar tonalidades do ambiente externo e programar, por exemplo, o amanhacer e anoitecer, o que ajuda a maximizar a produção de ovos.

O modelo tradicional, com lâmpadas incandescentes, prejudica os animais, interferindo diretamente na estimulação de glândulas essenciais para produção de hormônios para chocar os ovos. “A visão de frango é 60% superior ao do ser humano, o que a torna muito sensível”, disse John Matcham, da Greengage Lighting, em entrevista à agência de notícias Reuters.

O novo sistema foi desenvolvido com a Noble Foods, maior fornecedor de ovos do Reino Unido. Em uma pesquisa elaborada pela National Physical Laboratory, de Londres, com mais de 30 mil aves, pesquisadores e fabricantes observaram que a tecnologia diminuiu a aglomeração e as bicadas agressivas das aves. Também foi constado um aumento substancial de peso e a queda na taxa de mortalidade das aves confinadas.

Além disso, as lâmpadas de LED diminuíram os custos com energia em até 90%. Segundo os fabricantes, o sistema tem vida útil de aproximadamente 60 mil horas.