Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Evento

Festa do ovo mantém tradição com novas tecnologias para os produtores

Com a presença do ministro da Agricultura Blairo Maggi na abertura oficial, evento reuniu cerca de 100 mil pessoas nos três dias. Tecnologias, lançamentos e discussões técnicas movimentaram o setor produtivo da região durante o evento

Festa do ovo mantém tradição com novas tecnologias para os produtores

A 57ª Festa do Ovo reuniu cerca de 100 mil pessoas entre os dias 15 e 17 de julho no recinto de exposições Kisuke Watanabe em Bastos (SP). Maior e mais tradicional evento do setor produtivo de ovos do País, a edição desse ano demonstrou toda sua força. Um dos grandes destaques foi a presença do ministro da Agricultura Blairo Maggi, que visitou uma unidade de processamento de ovos da Netto Alimentos no município de Iacri (SP), e participou da abertura oficial do evento.

“Fiz questão de estar presente aqui; queria conhecer essa cadeia produtiva, que é tão importante para a economia brasileira”, comentou o ministro durante seu pronunciamento. Durante a visita, Maggi reforçou que uma de suas metas a frente do ministério é a destravar burocracia existente, que impede investimentos e muitos dos avanços do agronegócio. “Existem muitos itens na legislação que não condizem mais com a realidade produtiva, mas atrapalham e dificultam o agronegócio. Vamos trabalhar para resolver isso”, ressaltou.

Tecnologia e produtos

A Festa do Ovo também foi palco de lançamentos de produtos e apresentação de novas tecnologias visando maior produtividade no setor. Destaques para as genéticas. A Planalto Postura lançou duas linhagens de poedeiras Lohmann: a Lohmann Brown-Lite NA e a Lohmann LSL-Lite NA. “Nesta semana da festa, fizemos a entrega dos primeiros lotes das novas poedeiras exatamente para um produtor aqui de Bastos”, ressalta o gerente Comercial da Planalto Postura, distribuidora exclusiva dessas duas linhagens Lohmann no Brasil, Rogério Belzer.

A Hy-Line também focou no lançamento de um nova poedeira. A empresa apresentou a Hy-Line W-80, que está presente em mais de 20 países, incluindo Estados Unidos, México e Japão. Além disso, comemorou junto aos produtores os 80 anos de fundação da empresa.

Bem-estar e tratamentos de dejetos

Os desafios impostos pelo bem-estar animal e as soluções e alternativas viáveis ao tratamento de dejetos da produção de ovos comerciais foram os dois temas centrais das discussões na 39ª Jornada Técnica, evento responsável por abrir oficialmente a programação da Festa do Ovo.

“São temas que preocupam os avicultores, que estão atentos a essas questões. No caso do bem-estar animal, é uma demanda ainda futura no país, mas que todos devem acompanhar para não serem pegos desprevenidos. Com relação ao tratamento de dejetos, os produtores estão preocupados e tem adotados medidas para solucionar a questão; o fato é que muita gente que desconhece a cadeia produtiva do ovo tem pressionado exageradamente, sem ouvir os produtores e suas dificuldades. Mas, mesmo assim, todo o setor tem buscado tecnologias e meios de promover o manejo e tratamento adequado desses dejetos”, comenta José Roberto Bottura, coordenado da Jornada Técnica.