Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Nutrição

Fibrecell e Opticell alternativas seguras para substituição das fontes de fibra nas formulações de rações para aves e suínos

Escassez de farelo de trigo e casca de soja no mercado faz com que produtores de ovos e suínos procurem alternativas viáveis para suplementação de fibra nas dietas dos animais. Situação foi agravada por fatores climáticos e aumento do uso do farelo de trigo na pecuária

Nas últimas semanas os produtores de ovos e suínos têm observado uma alta significativa do preço do farelo de trigo e mesmo sua escassez no momento da compra. As principais razões para isto são alterações climáticas no Sul do País que diminuíram a produção e o aumento do uso deste ingrediente na dieta de ruminantes. Neste ponto a alta do milho teve impacto direto, pois com a elevação acentuada deste grão nas últimas semanas fez com que muitos criadores de bovinos substituíssem parcialmente o milho pelo farelo de trigo. Em maio o trigo grão em reais por tonelada saiu de 800,00, já considerado alto, para 825,00, com tendência de elevação ainda maior, conforme relata o site o Cepea.

“Na primeira semana de abril, a demanda por farelo de trigo esteve fraca, com redução nas aquisições e pequena queda nos preços. Porém, nas semanas seguintes, a demanda por parte das indústrias de ração voltou a se aquecer fortemente, principalmente por conta do elevado preço do milho, o que resultou em aumento nos preços do derivado do trigo. Além disso, a demanda maior que a oferta, já que moinhos estiveram com a moagem reduzida, ajudou a sustentar os preços do derivado na maioria das regiões acompanhadas pelo Cepea. O valor médio do farelo de trigo ensacado em abril, considerando-se as regiões acompanhadas pelo Cepea – PR, RS, SP, SC –, superou em 7,64% o do mês anterior, e em 5,48% o produto a granel. Na mesma comparação, o preço do milho no mercado de lotes (negociações entre empresas) teve alta de 11,3% e no de balcão (preço pago ao produtor), de expressivos 10,1%”. (CEPEA)

Em contato com um produtor de ovos no Sul de Minas Gerais, com um plantel aproximado de 1,5 milhão de galinhas de postura, foi identificado problemas de compra do farelo de trigo nas últimas semanas. A fonte informa que o cenário de escassez do farelo e casca de trigo é real e adianta que esta situação poderá perdurar por um longo período.

Neste sentido, o CEO e diretor geral da Biosen (Salto/SP), Fernando Toledano, alerta para o uso de fibras funcionais, no caso o FIBRECELL® e o OPTICELL®, como alternativas viáveis para suplementação na dieta de animais com restrição alimentar. “As nossas fibras são alternativas viáveis para substituição de 100% do farelo de trigo e casca de soja, possibilitando ganhos tanto no desempenho do animais, como uma melhor gestão logística do uso de fontes de fibra, já que a inclusão de nossas fibras é 10 vezes menor do que a do farelo de trigo”,  informa. Outro destaque, segundo o diretor geral, está na segurança alimentar uma vez que as fibras comercializadas pela Biosen são isentas de contaminantes.

Biosen

É uma empresa de distribuição e representação comercial para toda a América do Sul composta por profissionais com história de sucesso na gestão comercial e estratégica nas empresas nas quais trabalharam anteriormente. Unidos por um objetivo comum, a Biosen pode ser considerada como uma “cooperativa de talentos” com habilidades complementares para o sucesso de projetos comerciais de empresas estrangeiras do setor agroindustrial.

Seu diferencial está em disponibilizar aos parceiros fornecedores uma visão ampla dos vários fatores relacionados ao processo de vendas de seus produtos no mercado da América do Sul. Estabelecendo uma relação de confiança e transparência para comercialização de produtos de forma sólida e segura.

Agromed

Agromed é uma empresa austríaca que atua no mercado internacional no setor de alimentação animal. Fundada em 1999 como uma empresa comercial, a Agromed ao longo dos anos tornou-se um dos principais fornecedores de aditivos inovadoras para animais de produção livres de antibióticos. O foco da companhia está na estreita ligação com as necessidades fisiológicas dos animais, a fim de alcançar maior eficiência de produção.