Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Meio Ambiente

Fórum trará debate sobre transição do Brasil para uma economia de baixo carbono

Evento promovido pelo Escolhas, Folha de S. Paulo e Insper, discute futuro da economia brasileira a partir da descarbonização

O Instituto Escolhas, junto ao Insper e a Folha de S. Paulo, promove, no próximo dia 23 de novembro, em São Paulo, o Fórum Desenvolvimento e Economia de Baixo Carbono, com o objetivo de debater os caminhos que o Brasil precisará percorrer para construir uma economia de baixo carbono, a partir da análise de conjuntura econômica e industrial que o país atravessa. Entre os debatedores, estão Marcos Lisboa, presidente do Insper, José Roberto Mendonça de Barros, consultor da área econômica, ex-secretário executivo de Comércio Exterior, Carlos Nobre, da Academia Brasileira de Ciências, e Marcos Jank, diretor global de assuntos corporativos da BRF. 

Com o compromisso assumido pelo Brasil no Acordo de Paris (COP-21), de reduzir suas emissões de gases de efeito estufa em 37% – equivalente à emissão de 1.346 milhões t CO2e – abaixo dos níveis de 2005, em 2025, se faz necessário estabelecer o debate acerca dos desafios que o país enfrentará para realizar a transição para uma economia de baixo carbono. A adaptação do país para reduzir os gases do efeito estufa (GEE) tem incidência sobre os mais diversos aspectos da vida. “Os países que não se adaptarem, não prepararem suas indústrias, estão sujeitos a uma grande perda de competitividade, de geração de empregos e de sua economia. É ficar para trás em uma corrida que é fundamental para ter o país junto aos que terão melhores oportunidades”, afirma Sérgio Leitão, diretor de Relacionamento com a Sociedade do Instituto Escolhas.  

O Fórum Desenvolvimento e Economia de Baixa Carbono se insere em um contexto de preocupações sobre os desafios do Brasil e procura levantar questões e ordená-las de maneira mais classificada, com indicativos de respostas para pensar de maneira positiva como superar esses desafios, levando em consideração os impactos ambientais, sociais e econômicos sobre o país. “Precisamos discutir quais são os dilemas que o Brasil enfrenta, quais as modificações que ainda não percebemos na estrutura econômica do país. A questão gira em torno de como fazer essa transição, pois exige uma mudança no perfil produtivo. Se precisamos de um veículo que emita menos carbono, como o país vai se preparar para isso? Existe todo um perfil de modificação que é significante para a economia”, explica Leitão. 

Durante o evento, Shigueo Watanabe Jr., pesquisador do Instituto Escolhas, falará sobre o novo estudo do Instituto, que será lançado em 2017, e busca estimar como a economia se comportará, a partir do que ocorrerá com o setor elétrico brasileiro ao zerar as emissões. “Queremos saber como esse comportamento vai se dar para termos uma leitura que indique os rumos que o país poderá seguir. É uma tentativa de sinalizar rotas de saída, de planejar para onde podemos chegar”, afirma Leitão. 

O evento acontece em formato com quatro mesas e conta com a participação de economistas e especialistas no tema, como Ana Toni, do Instituto Clima e Sociedade, Bernard Appy, do Centro de Cidadania Fiscal, Jorge Arbache, do Ministério do Planejamento e José Augusto Coelho Fernandes, da Confederação Nacional da Indústria.