Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Comércio

Frigoríficos de Minas Gerais recebem missões internacionais

Inspeções são consideradas fundamentais para a abertura de novos mercados

Minas Gerais, assim como o Brasil, vai receber diversas missões veterinárias de vários países, até o final do ano, para inspeção sanitária em estabelecimentos frigoríficos de bovinos, aves, frangos e leite registrados junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). As visitas são consideradas fundamentais para o reconhecimento do sistema de inspeção sanitária e para a abertura de novos mercados para os produtos oriundos da atividade agropecuária. A diversificação dos mercados atendidos favorece a rentabilidade dos pecuaristas e incentiva a atividade.

De acordo com o chefe substituto do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal da Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento em Minas Gerais, Antônio Arantes Pereira, o Estado conta com um rigoroso sistema de inspeção, o que contribui para que as plantas recebam as missões e estejam aptas a atender o mercado mundial. As visitas técnicas são constantes e, segundo Pereira, Minas está preparada para receber novos países, o que é muito importante para o desenvolvimento do setor.

“As expectativas são muito otimistas. As auditorias dos países importadores fazem parte de rotinas de procedimentos para conhecer os estabelecimentos e saber se o sistema de inspeção assegura a qualidade dos alimentos aqui produzidos. Este ano, dentre várias missões que recebemos, destacamos a dos Estados Unidos, país que tem um dos sistemas de sanidade mais rigorosos do mundo, e que abriu o mercado para a carne bovina in natura, medida que reconheceu a qualidade da produção estadual e que pode incentivar a abertura de novos mercados”.