Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Pesquisa

Genes de aves que suportam altas temperaturas

Unesp de Jaboticabal participa de pesquisa

Genes de aves que suportam altas temperaturas

Um sítio em Porto Ferreira, SP, está no foco de pesquisadores norte-americanos. Lá, há um sítio onde são criadas mais de 150 variedades de galinhas resistentes ao calor. Os pesquisadores querem descobrir quais genes possuem relação com essa tolerância a altas temperaturas.

O frango de granja geralmente não tolera temperatura maior que 27ºC, mas as galinhas criadas em Porto Ferreira resistem até mais do que 40ºC. O ambiente onde elas ficam não é climatizado.

Variedades
São 156 variedades de galinhas da Ásia, da Europa e da América do Sul, todas puras. A característica de suportar mais calor despertou o interesse do biólogo molecular Carl Schmidt, da universidade de Delaware, nos Estados Unidos.

Em parceria com a Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Jaboticabal, ele coletou o sangue de mais de 60 tipos de aves da propriedade para fazer um mapeamento genético.

A pesquisa começou há seis anos e a equipe já passou por três países: Quênia, Uganda e Ruanda, todos com temperaturas parecidas. A visita ao Brasil é a ultima parte do estudo.

Genes
O pesquisador norte-americano explicou que ao comparar as aves da América do Sul com as da África, ele pretende encontrar os genes que foram selecionados pela natureza e que fizeram com que essas aves conseguissem sobreviver a esse tipo de clima.

Para o criador, conhecer o DNA das aves vai ajudar a aumentar a produção. “Não teve a mutação que hoje, por exemplo, o frango de corte sofreu. Então vai ajudar não só aos criadores de raça pura, mas a própria avicultura comercial que existe”, disse Mário Salviato.