Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Nutrição

Gerenciamento da fábrica de rações

Artigo produzido pelo pesquisador Antonio Apércio Klein, publicado na edição nº 07 da revista Avicultura Industrial de 2014, aborda as variáveis do processo de fabricação de ração

Gerenciamento da fábrica de rações

O conhecimento do gerenciamento e o uso adequado desse conhecimento no gerenciamento do dia a dia da fábrica de rações é tão decisivo quanto o conhecimento técnico e seu uso em relação aos resultados finais esperadosO gerenciamento de uma fábrica de rações não difere em essência da gestão de qualquer outra indústria ou instituição. De um lado entram matérias-primas, que são beneficiadas, armazenadas e transformadas em um produto final, o qual precisa atender certas especificações de qualidade e de segurança. Essa transformação precisa ser feita por meio de processos eficazes, visando alcançar os resultados esperados dentro do melhor custo possível, a fim de manter a competitividade e a sobrevivência da empresa.

De um lado há as variáveis críticas (recursos, que são escassos) e de outro as expectativas de resultados críticos. Os recursos ou variáveis críticas são: conhecimento, fórmulas, matérias-primas, processos (máquinas e equipamentos estruturados), pessoas e sistemas de gestão aplicados para maximizar o uso desses recursos. O resultado crítico esperado é uma ração de qualidade, ou seja, dentro das especificações definidas e que atenda aos princípios da segurança alimentar e das necessidades nutricionais dos animais, ao melhor custo.

Este texto tem por objetivo abordar, do ponto de vista gerencial, as variáveis críticas do processo de fabricação de ração, contribuindo para maximizar o uso dos recursos críticos, com o intuito de potencializar os resultados esperados dentro do melhor custo possível, e para construir uma sustentabilidade geral do sistema. A abordagem se dará basicamente nos níveis tático e operacional.

Os três grandes desafios da indústria de rações no brasil

Continuamente somos desafiados a identificar quais as maiores oportunidades na fabricação de rações, baseados nos diagnósticos realizados nos últimos anos. Neste exercício, sem a pretensão de sermos o dono da verdade, temos identificados três pontos básicos: Desafios de projeto, o desafio da gestão por indicadores e da capacitação técnica e de gestão das equipes de fábrica. (…)

Considerações Finais

O conhecimento do gerenciamento e o uso adequado desse conhecimento no gerenciamento do dia a dia da fábrica de rações é tão decisivo quanto o conhecimento técnico e seu uso em relação aos resultados finais esperados. Assim, o objetivo deste texto foi de discorrer um pouco sobre algumas das técnicas gerenciais disponíveis e possíveis de serem utilizadas na fábrica de rações com o intuito de maximizar o uso dos recursos disponíveis para a sua fabricação.

Destaca-se a importância de medir e de medir bem, pois “somente gerenciamos o que medimos e somente gerenciamos o que medimos bem”. Um processo sem indicadores é um processo não gerenciado, um processo mal medido é mal gerenciado e um processo com alta variabilidade em relação ao padrão estabelecido não é de qualidade. Portanto, entra nesse conceito a importância da boa amostragem e da qualidade da análise laboratorial.

Os pilares de sucesso de uma pessoa são o conhecimento técnico e de gestão, a habilidade em praticar o conhecimento em equipe e a atitude que corresponde à vontade e à capacidade de tomar decisões e de correr riscos. Buscar um equilíbrio adequado e minimamente suficiente entre estes pilares é fundamental para o sucesso individual.

Os pilares para o sucesso de uma fábrica são a infraestrutura que corresponde à capacidade dos processos, o que nos remete à importância do projeto, a gestão que corresponde às metas, ao método/procedimentos e organização e preparação dos recursos e as pessoas cujo sucesso depende, conforme acima mencionado, do conhecimento (precisam ser educadas e treinadas), da sua habilidade e condições para praticar o conhecimento e da atitude. O sucesso do time depende do sucesso individual, por isso é fundamental cuidar do desenvolvimento individual das pessoas.

O sucesso da administração depende do cumprimento de todas as suas funções de forma adequada, ou seja, do planejamento que é responsável por estabelecer as metas nas esferas estratégicas, táticas ou operacionais e por criar o método, do fazer conforme planejado (seguir o método), do controle que corresponde a registrar e avaliar estatisticamente os dados (metas) e do agir corretivamente quando as metas não são alcançadas conforme planejado. O modelo adequado para construir esse sistema é o PDCA.

O objetivo primeiro de qualquer gestor deve ser aperfeiçoar o uso dos recursos disponíveis, pois, segundo o professor Deming, sempre existe uma única melhor maneira de utilizar os recursos disponíveis. Buscar essa melhor maneira deve ser o objetivo primeiro do gestor.

Releases Empresas