Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Empresa

Globoaves vai suspender quase 1,8 mil contratos de trabalho temporariamente

Falta de ração, desencadeada pela dificuldade da aquisição de milho, que está escasso no mercado, obrigou o frigorífico a fazer um acordo com o Sintiacre

A partir da próxima segunda-feira (27/06), o frigorífico Globoaves, que tem sede em Cascavel, no Oeste do Paraná, vai suspender 1,8 mil contratos de trabalhadores por até 90 dias e parar temporariamente o abate de frango. A falta de ração, desencadeada pela dificuldade da aquisição de milho, que está escasso no mercado, obrigou o frigorífico a fazer um acordo com o Sintiacre (Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Alimentação de Cascavel e Região) e evitar demissões. Atualmente, a saca 60 kg de milho está custando R$ 45.

Procurada, a Globoaves confirmou o acordo, mas informou que não vai se manifestar sobre a questão. Já o Sintiacre diz que o acordo foi costurado nos últimos três meses. Segundo Marcos Antonio Velasco, relações públicas do sindicato, a empresa alegou que não está passando por dificuldades financeiras e que o problema foi gerado pela crise do milho e farelo, principais insumos da ração.

Pelo acordo, a cada 30 dias, a empresa vai disponibilizar 60 horas de curso para os funcionários que terão seus contratos suspensos. A expectativa é de que em 40 dias um turno retome o abate. Os trabalhadores não perderão benefícios como auxílio-alimentação e plano de saúde. A única mudança é que durante esses três meses os funcionários receberão seus salários do governo federal, nos mesmos moldes do seguro-desemprego. O acordo prevê ainda que assim que terminar a suspensão dos contratos os trabalhadores terão estabilidade e não poderão ser demitidos nos próximos três meses.