Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Economia

Governo eleva projeção para PIB em 2017

O governo federal elevou sua projeção de crescimento econômico em 2017 para 1,6 por cento, ante 1,2 por cento

Governo eleva projeção para PIB em 2017

O governo federal elevou nesta quarta-feira (17/08) sua projeção de crescimento econômico em 2017 para 1,6 por cento, ante 1,2 por cento, mas não quantificou o impacto dessa melhora na arrecadação, em meio a discussões sobre a necessidade de aumentar impostos para garantir o cumprimento da meta fiscal do próximo ano.

“Acreditamos que é um número bastante ajustado ao cenário que a gente antecipa para a economia brasileira no ano que vem”, afirmou o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Carlos Hamilton Araújo, citando a recente melhora de indicadores, como o de confiança.

A divulgação dos novos parâmetros, que servirão de base para o projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) a ser encaminhado ao Congresso Nacional até o dia 31 de agosto, foi antecipada, num esforço da equipe econômica de destacar dados positivos no momento em que enfrenta batalhas no Congresso para estruturar o ajuste fiscal.

A LOA estima as receitas e autoriza as despesas de acordo com a arrecadação e deve respeitar a meta de déficit primário de 139 bilhões de reais estabelecida para o governo central (Tesouro, Banco Central e Previdência) em 2017.

Para conseguir atingi-la, o governo já havia indicado a necessidade de realizar um esforço fiscal adicional de 55,4 bilhões de reais, e que impostos poderiam ser elevados, se necessário.

“É razoável que se espere recuperação da arrecadação em momentos de alta da economia”, afirmou o secretário a jornalistas.

Nas contas do economista Fábio Klein, da Tendências Consultoria, o aumento da taxa de crescimento da economia no próximo ano deve gerar uma arrecadação extra de cerca de 6 bilhões de reais, suficiente para evitar uma aumento da carga tributária.