Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade

Gripe aviária provoca abate em massa de aves na Europa

A gripe aviária cobra seu preço na Europa com o abate de 190 mil patos na Holanda e 200 mil galinhas na Suécia em virtude do medo da indústria avícola do norte da Europa.

Gripe aviária provoca abate em massa de aves na Europa

A gripe aviária cobra seu preço na Europa com o abate de 190 mil patos na Holanda e 200 mil galinhas na Suécia em virtude do medo da indústria avícola do norte da Europa.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde Animal (OIE), dez países em toda a Europa foram infectados com o vírus H5N8. Entre os países afetados está a Áustria, Croácia, Dinamarca, Alemanha, Hungria, Holanda, Polônia, Suécia, Suíça e a Rússia.

Medidas preventivas do setor avícola holandês

Na Holanda, o abate aconteceu em seis fazenda, seguindo a descoberta do vírus na aldeia de Biddinghuizen, que fica a 70 km do leste de Amsterdam. Inicialmente 500 patos foram infectados com o vírus antes que os oficiais decidiram tomar medidas preventivas nas fazendas vizinhas e empresas associadas. Os funcionários disseram que verificaram a presença de casos de gripe aviária em fazendas em um raio de 3 km da propriedade onde o foco foi identificado e foi imposta uma proibição no transporte de produtos avícolas no raio de 10 km.

As medidas foram intensificadas na Holanda recentemente para quebrar a raiz do vírus, incluindo o fechamento de zoológicos e a proibição da caça a patos.  O segundo maior exportador de produtos agrícola do mundo, a Holanda possui mais de 100 milhões de galinhas, porcos, vacas e ovelhas em fazendas de alta intensidade. Esse volume deixa os animais mais vulneráveis as doenças.

Primeiro caso de H5N8 na Suécia

Na Suécia, vestígios da gripe aviária foi identificados em uma propriedade em Morarp, no sul do país. Inicialmente 37 mil aves foram abatidas, em seguida as autoridades decidiram pelo abate de todas as 200 mil para minimizar os riscos. Na semana passada, o país confirmou que o primeiro caso de H5N8, quando a ave silvestre infectada foi identificada na região conhecida como Skane.

No mês passado, os cientistas disseram que o monitoramento de aves durante as migrações em longa distancia pode ser um alerta precoce de um surto de gripe aviária. Pesquisas afirmam que o vírus foi trazido por migrações de aves vindas da Ásia para a Europa e para América do Norte via o Ártico. O contato com aves selvagens ou matérias contaminados com seus excrementos são a principal via de transmissão.

Os anúncios de casos de gripe aviária na Europa tem levado alguns países a fechar suas fronteiras para os produtos avícolas vindos de países afetados.