Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Surto

Gripe aviária retorna à China e México

A gripe aviária altamente patogênica H5N1 retornou à província de Liaoning na China após uma ausência de 7 anos

Gripe aviária retorna à China e México

A gripe aviária altamente patogênica (HPAI) retornou aos setores avícolas da China e do México, e novos surtos da doença ocorreram na Bulgária, Índia, Nepal e Taiwan.

Após uma ausência de quase sete anos, o HPAI do subtipo H5N1 retornou à província de Liaoning, na China. De acordo com o relatório oficial do Ministério da Agricultura para a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), a fazenda afetada no distrito de Shenyang foi atingida pela infecção na última semana de março, levando à perda de 1.000 aves pela mortalidade e à destruição. de mais 24.472 para controlar a propagação da doença. A fonte do vírus é desconhecida.

A causa de um novo surto de HPAI ligado à variante do vírus H7N3 no México também é desconhecida. O país teria estado livre da doença por quase um ano, quando houve um surto em um rebanho de quintal de 150 aves no início de março. Todas as aves morreram no local do município de Acolman, que faz parte da área metropolitana da Cidade do México. As carcaças foram descartadas e as instalações foram desinfetadas.

Em seu relatório oficial para a OIE, o Ministério da Agricultura do México observa que a vacinação de aves contra HPAI é permitida quando autorizada pela agência nacional de saúde animal. Este órgão, SENASICA , relata que a vigilância de aves comerciais e de quintal na área circundante não revelou mais aves mortas ou doentes.