GTFoods projeta abate diário de 750 mil/aves até o final do ano

Objetivo é atender a demanda do mercado externo em decorrência das novas habilitações.

GTFoods projeta abate diário de 750 mil/aves até o final do ano

Para sustentar a ampliação na distribuição de produtos no exterior, e ainda atender o mercado interno, o Grupo GTFoods, maior conglomerado avícola do Norte do Paraná, projeta fechar 2016 com um abate diário de 750 mil/aves. No ano passado, a empresa encerrou a produção com 610 mil/aves abatidas por dia, crescimento de 22,9%. Além disso, o grupo tem investido fortemente na construção de novos aviários, sendo que atualmente possui aproximadamente 1.000 produtores rurais integrados a empresa, em mais de 80 municípios do Paraná e Santa Catarina.

“Vamos dar continuidade aos investimentos que estamos fazendo no campo por meio dos financiamentos junto a instituições financeiras como o Banco do Brasil e o  Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). Além da parceria com os integrados, a empresa soma mais de 120 aviários próprios, com capacidade total de alojamento de 22 milhões de aves, dando suporte ao crescimento projetado”, destaca o diretor industrial do GTFoods, Ciliomar Tortola.

Destinos

Com 30% da produção destinada ao mercado externo e fornecendo produtos para mais de 80 países, o Grupo GTFoods, também está pleiteando  junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) novos destinos para comercialização internacional. Os processos são para habilitação da matriz localizada em Maringá, para os países da Bolívia, Canadá, Chile, Coreia do Sul, México, a planta de Paranavaí para China e Vietnã, e esse último também em tramitação para a unidade de Terra Boa.

“Não temos definições quanto aos prazos, pois o processo inclui a análise do Mapa e, posteriormente, do país pleiteado, mas estamos trabalhando em conjunto com o ministério para levantar toda documentação necessária a fim de obter as habilitações. Estamos otimistas, pois em 2015 tivemos ótimas conquistas como a abertura das negociações com a África do Sul e a China”, explica o gerente do departamento de garantia de qualidade do grupo, Dione Cazanti. Atualmente os principais países para os quais o GTFoods exporta são Japão, Hong Kong, Qatar, Arábia Saudita, Emirados Árabes e Europa.

Na visão do diretor administrativo do Grupo GTFoods, Rogério Wagner Martini Gonçalves, diante do cenário econômico nacional, buscar novas oportunidades no mercado externo, por meio de novas habilitações, por exemplo, proporciona estabilidade aos negócios. “O maior desafio neste ano é continuar com os programas de certificação e qualificação de qualidade e compromisso sanitário, sendo uma necessidade de todo setor. Vamos buscar ampliar os canais de distribuição dos produtos, pois em um ambiente de queda de venda no mercado interno, existe a preocupação com segmentos que possam ter fragilidade ao longo desse período”, avalia.