Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade

Hong Kong registra segunda morte por gripe aviária no inverno atual

Um homem de 62 anos oriundo da China continental morreu em Hong Kong de gripe aviária nesta sexta-feira

Hong Kong registra segunda morte por gripe aviária no inverno atual

Um homem de 62 anos oriundo da China continental morreu em Hong Kong de gripe aviária nesta sexta-feira, na segunda morte do tipo no atual inverno do hemisfério norte, informou uma autoridade hospitalar.

O homem, que visitou a cidade de Guangzhou, sul da China, em meados de dezembro e chegou a ser hospitalizado na cidade vizinha de Dongguan no começo desta semana, morreu por conta do vírus H7N9.

O paciente foi internado em um hospital de Hong Kong na quarta-feira, segundo a autoridade. Ainda não estava imediatamente claro como ou onde ele contraiu o vírus.

 O homem havia dito não ter tido nenhuma exposição recente a aves, de acordo com o Centro de Proteção à Saúde de Hong Kong.

Hong Kong confirmou três casos humanos de H7N9 em três semanas à medida que crescem os temores de uma possível difusão da doença na Coreia do Sul, no Japão e na China.

Todos os três pacientes em Hong Kong haviam visitado o sul da China. O segundo caso foi confirmado na sexta-feira da semana passada, ao passo que o primeiro paciente morreu de H7N9 no dia de Natal.

Na China continental, o H7N9 já matou pelo menos quatro pessoas nesta temporada, com a mais recente morte relatada na província oriental de Shandong, na quinta-feira. Pelo menos 19 infecções foram confirmadas.

A China viu seu maior surto de gripe aviária no fim de 2013 e início de 2014, quando 36 pacientes morreram e o setor agrícola sofreu perdas de mais de 6 bilhões de dólares.