Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Biosseguridade

Hy Line, Hendrix, Hubbard e Aviagen devem adotar processo de compartimentação até novembro

São Salvador, Cooperativa Lar e genéticas de avós da BRF e JBS já iniciaram processo

Hy Line, Hendrix, Hubbard e Aviagen devem adotar processo de compartimentação até novembro

Durante a coletiva de imprensa com representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), da Defesa  Agropecuária e Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o diretor de produção da ABPA, Arial Antônio Mendes, disse que até novembro mais empresas de genética avícola devem adotar o processo de compartimentação.

Segundo Ariel, foi tomada a decisão de compartimentar as casas genéticas  Hy Line, Hendrix, Hubbard e Aviagen. “Fizemos uma reunião dez dias atrás e as empresas assumiram o compromisso que até novembro toda a parte documental estará pronta”, revelou. O diretor disse que serão compartimentadas também duas grandes genéticas de avós do Estado (São Paulo), uma da BRF e outra da JBS. “Além delas, a São Salvador de Goiás e a Cooperativa Lar, do Paraná, também iniciaram o processo de compartimentação”, disse.

Diretor de Defesa Agropecuária, Luís Rangel, ressaltou à TV Gessulli que se trata de um processo por adesão. “A gente recomenda fortemente que a parte genética faça a adesão. É interessante para quem trabalha com valores agregados maiores, como nesse caso, que  se faça a adesão”, explicou ressaltando que o processo não se limita apenas a genética, mas também a produção se houver interesse. “Não há um limite para adesão, a partir do momento que entenderem que o negócio vale a pena ser assegurado do ponto de vista tecnológico”, esclarece.

JBS e BRF                                                                                                                                              

Ariel contou que até abril é previsto sair o certificado para a JBS de Itapiranga (SC). “Está tudo pronto, só falta fazer a monitoria sorológica nas aves do compartimento e do entorno. A gente imagina que até abril isso esteja pronto para assinar o certificado”, contou. No caso da BRF de Lucas do Rio Verde (MT), o diretor disse que o processo está bem avançado e deve ser concluído até meados de maio.

Assista a entrevista completa: