Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Zootecnia de Precisão

Implantar novas tecnologias em granjas auxilia na viabilidade econômica da produção

Palestra da Profa. Dra. Marcella Guarino destaca resultados obtidos na Europa durante II Congresso de Zootecnia de Precisão

Implantar novas tecnologias em granjas auxilia na viabilidade econômica da produção

A implantação de novas tecnologias na produção de proteína animal é uma tendência em granjas de todo o mundo. Ao adotar a chamada zootecnia de precisão, criadores de aves, suínos e bovinos conseguem controlar ambiente, nutrição, manejo e sanidade com ajuda da tecnologia — dando o tratamento exato para a necessidade dos animais.

Dra. Marcella Guarino apresentará os resultados do projeto EU-Precision Livestock Farming EuropeiaPara debater e apresentar os resultados da zootecnia de precisão de frangos de corte, a Professora da Universidade de Milão, Dra. Marcella Guarino apresentará os resultados do projeto EU-Precision Livestock Farming Europeia, durante sua palestra no II Congresso de Zootecnia de Precisão, que será realizado em paralelo a AveSui, no dia 25 de abril, em Florianópolis (SC).

Referência nos estudos realizados sobre a tecnologia de inovação na produção, a Ph.D. membro do Conselho da Escola de Ciência Animal e de outros Comitês da Faculdade de Medicina Veterinária de Milão, Profa. Dra. Marcella Guarino, tem seu trabalho voltado em PLF estudando a aplicação de possíveis soluções inovadoras para a monitorização automática das condições de saúde e bem-estar dos animais na produção.

Segundo Marcella, quando pensamos em zootecnia de precisão o setor ainda enfrenta alguns desafios, tendo em vista que o aumento da demanda por carne exercerá uma pressão ainda maior sobre a consolidação e eficiência do setor, gerando a criação de granjas maiores. Dessa forma, a economia de escala e especialização deixará as granjas cada vez maiores e com menos produtores.

“O produtor moderno é confrontado com a crescente pressão para cuidar de um grande número de animais por granja, a fim de ter um negócio economicamente viável. Hoje, o apoio técnico pode trazer os animais para mais perto do produtor, ajudando-o na coleta de informações. Ao mesmo tempo, há preocupações crescentes sobre a saúde animal em relação a questões de saúde humana, além de outros aspectos do bem-estar que se tornaram um ponto importante”, explica Marcella.

De acordo com a professora, os europeus têm mais consciência sobre a manutenção dos animais para a produção de alimentos. “Eles devem ser criados, tratados e abatidos de forma mais amigável. Como consequência, muitas variáveis precisam ser monitoradas durante o processo de produção em nível animal, da granja e de cadeia alimentar”, ressalta a palestrante.

A tecnologia na produção

As decisões de gerenciamento são na sua maioria baseadas na observação, julgamento e experiência do produtor. No entanto, com o aumento da escala da produção e o maior número de animais, é cada vez mais difícil monitorar a criação de forma satisfatória. A aplicação do conceito de Zootecnia de Precisão tem como objetivo introduzir uma abordagem formalizada para ajudar os produtores a aplicar a filosofia na gestão dos seus efetivos.

Na prática, o que era feito apenas manualmente ganha agora a precisão de equipamentos e softwares específicos. A avicultura é o setor da pecuária que mais avançou nos últimos anos em sistemas de precisão. Grande exportador mundial de frangos, o Brasil tem boa parte de seus aviários automatizados, desde o sistema de alimentação até o controle de climatização.

“Para rentabilizar as granjas hoje, na era da globalização, é crucial poder comparar experiências e tecnologias diferentes, mas também é importante conhecer as diferenças entre os consumidores tendo em conta a saúde e bem-estar animal. Esse é o papel mais importante de eventos como o Congresso e AveSui, pois reúnem em um ambiente democrático pesquisadores e pessoas interessadas no assunto de países e experiências diferentes”, explica a Professora.

Coordenado pela Prof. Dra. Ibiara C. L. Almeida Paz, da Universidade Estadual Paulista – Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (UNESP), juntamente com Prof. Dra. Fabiana Ribeiro Caldara da Universidade Federal da Grande Dourados – Faculdade de Ciências Agrárias o Congresso reunirá renomados palestrantes nacionais e internacionais atendendo aos interesses de empresas, entidades do setor e estudantes, não só do Brasil, mas de todo o mundo.

A programação completa do II Congresso de Precisão e as inscrições para participar do evento podem ser feitas pelo site http://www.zootecniaprecisao.com.br/

Serviço

II Congresso de Zootecnia de Precisão

Data: 25 de abril de 2017

Local: CentroSul  – Florianópolis (SC)

Site: www.zootecniaprecisao.com.br