Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Comemoração

Instituto Ovos Brasil inicia mobilização pela semana do ovo 2015

Data que é comemorada mundialmente na segunda semana de outubro também marca aniversário da entidade brasileira.

O Dia Mundial do Ovo, data estabelecida há 19 anos pela International Egg Comission, é comemorado toda segunda sexta-feira do mês de outubro – que neste ano cai no dia 9 de outubro. A data marca também o aniversário da fundação do Instituto Ovos Brasil, que completa oito anos de atividades em 2015. A entidade sem fins lucrativos, que tem por missão expandir os conhecimentos sobre ovo como fonte nutricional e seus benefícios especiais para a saúde, foi criada em comemoração ao Dia do Ovo no ano de 2007, em Porto Alegre, durante o XX Congresso Latinoamericano de Avicultura. Na ocasião, uma assembleia que reuniu representantes das principais regiões brasileiras produtoras de ovos, além de integrantes da cadeia produtiva, como fornecedores e incubatórios, decidiu pela formação do Instituto e de sua primeira diretoria.

Para que a data seja comemorada, o Instituto Ovos Brasil dá início à mobilização que visa buscar apoio e patrocinadores para que as atividades sugeridas pela entidade possam ser realizadas em outubro. Em 2015, com as mudanças ocorridas na diretoria e staff, o Instituto Ovos Brasil passou a atuar com maior proximidade junto à ABPA – Associação Brasileira de Proteína Animal, conquistando aperfeiçoamento de processos e recursos, otimizando diversas atividades. No entanto, a colaboração financeira dos produtores de todo o País continua sendo imprescindível à manutenção da entidade, que vê a realização de inúmeras iniciativas importantes ser adiada por falta de verba, o que pode chegar a comprometer até a própria sobrevivência da instituição.

Retrospecto das comemorações do Dia do Ovo no Brasil realizadas e coordenadas pelo Instituto

Entre 2008 e 2010, as comemorações do Dia do Ovo realizadas pelo Instituto Ovos Brasil com recursos próprios compreenderam: ações pontuais como o lançamento do site oficial da entidade www.ovosbrasil.com.br (2008), principal veículo de comunicação da instituição, levando informações, pesquisas, artigos científicos, atividades realizadas, entre outros, para seus diversos público-alvo; participação com estande informativo do Instituto Ovos Brasil em três congressos divulgando a data para médicos, nutricionistas e demais profissionais da área de saúde (2009) – a Exponutri/ASBRAN (SP), o Congresso Internacional de Nutrição Clínica Funcional (SP) – com ação gastronômica especial com chef Renato Carioni -, e o Congresso Brasileiro de Alimentação Coletiva (RS), com palestra do nutricionista Gabriel Carvalho; lançamento do site Ovos Brasil Teen, com vídeos e jogos online (2010); produção de novos materiais de divulgação – gibis para crianças e adolescentes e folders específicos para donas de casa, atletas e de receitas; ações em academias com distribuição de banners porta-folder e displays de balcão; palestra e apoio ao 1º Dia do Ovo da USP de Pirassununga;  apoio e palestra na 1ª Festa do Ovo do Paraná, promovida pela APAVI; além da participação com estande e palestra do especialista Henry Okigami sobre ovo no congresso Mega Evento Nutrição. Para completar, a assessoria de imprensa contratada pela entidade sempre pautou a data – em todos os anos – para editorias de saúde, nutrição, comportamento, feminina, consumo, agenda e colunas, provocando mídia espontânea em forma de matérias em jornais, revistas, sites, portais, rádios e emissoras de TV de todo o País.

A partir de 2011, com o apoio e incentivo inicial da Novus do Brasil, a campanha pelo Dia do Ovo tomou novas proporções, contando com o patrocínio e envolvimento de diversas empresas do setor – Novus, Sanovo, Bayer Saúde Animal, DSM, Merial, Elanco, Yes, Ourofino Agronegócio, Label Rouge, Des-Vet, Porto Alimentos, Uniquímica, Agroceres Multimix, Tortuga, Hy-Line, Lohmann, Ceva, Huhtamaki, Granja Planalto, Sanphar, Anfeas,  Vetanco, Grupo Pão de Açúcar. A mobilização resultou na multiplicação sem precedentes de ações realizadas por todo o País, envolvendo não apenas a iniciativa privada como também órgãos públicos, entidades de classe, instituições de ensino, comunidades, entre outros. Mobilizações regionais também são organizadas graças às parcerias das Associações Estaduais de avicultura.

O Instituto Ovos Brasil tem expectativa de contar novamente com o apoio de todo o setor para que a Semana do Ovo 2015 possa se realizar e ainda ampliar sua atuação, agregando novas empresas, apoios e eventos em sua programação.

Sobre o Dia Mundial do Ovo

A idéia de criar o Dia Mundial do Ovo partiu da International Egg Commission, que o considera um ingrediente perfeito para qualquer refeição. Cozido, mollet, frito ou mexido; ao café da manhã, almoço, lanche ou jantar, são apenas algumas maneiras de ingeri-lo. A verdade é que o ovo é um dos produtos alimentares mais versáteis existentes no mercado e que tem muito para oferecer.

A American Council of Science and Health anunciou que não comer ovos não é uma atitude prudente, uma vez que o organismo perde todos os aspectos positivos do produto: é tão nutritivo quanto a carne ou o peixe, é rico em proteínas que são essenciais para a construção e reparação dos tecidos. Uma opinião também partilhada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que considera o ovo um produto excelente, tendo em conta a sua composição: é rico em vitaminas do grupo B, em sais minerais e apresenta apenas cerca de 11% de gordura, concentrada apenas na gema.

Por todos estes motivos surgiu o Dia Mundial do Ovo, cujo objetivo é desmistificar que o consumo de ovos faz mal à saúde, especialmente aos níveis de colesterol. Estudos científicos têm demonstrado que em uma pessoa saudável, o consumo de um ovo por dia não provoca qualquer aumento dos níveis de colesterol.

O Dia Mundial do Ovo é comemorado nas segundas sextas-feiras do mês de outubro, e foi instituído para celebrar em todo o mundo e divulgar a todos, de consumidores a profissionais da saúde, as grandes vantagens deste alimento único – o ovo. Desde seu início em 1996 o Dia Mundial do Ovo tem crescido e a sua influência se espalhado por todo o mundo. Hoje é celebrado com eventos especiais em um número cada vez maior de países, desde as Américas até à Mongólia, da Austrália à China e por toda a Europa.

Este dia é celebrado todos os anos em grande estilo, sempre com muita diversão e eventos de especial interesse para o país em questão. Por exemplo, eventos recentes incluíram:

•    Festivais do ovo
•    Chefes de cozinha famosos aderindo à causa e concursos de culinária
•    Realização de receitas especiais
•    Eventos infantis
•    Anúncios na TV, rádio e imprensa

O Dia Mundial do Ovo contribui para divulgar os benefícios do ovo, que agrada pessoas de todos os cantos do mundo, e é um dos principais ingredientes de uma dieta nutritiva e saudável.

SOBRE O INSTITUTO OVOS BRASIL

O INSTITUTO OVOS BRASIL – entidade sem fins lucrativos – foi criado com a missão de expandir os conhecimentos sobre ovo como fonte nutricional e seus benefícios especiais para a saúde. A entidade tem como um dos principais objetivos promover o produto como um alimento saudável, de alto valor nutricional e seguro para consumidores de todas as idades e classes sociais. Fundado em 2007, o INSTITUTO OVOS BRASIL tem sua atuação em todo território nacional. O Dia Mundial do Ovo é comemorado todos os anos na segunda sexta-feira do mês de outubro.  O site da instituição reúne informações de qualidade e de credibilidade para o público em geral e profissionais de diversas áreas (www.ovosbrasil.com.br).

OVO – Um ovo tem 13 nutrientes essenciais  em quantidades variadas necessários para o bom funcionamento do organismo, incluindo proteínas de alto valor biológico, colina, ácido fólico, ferro, zinco e outros. Tudo isso com apenas 75 calorias.  Ovos são importantes para as dietas de emagrecimento, ganho de força muscular,  funcionamento do cérebro, a saúde dos olhos e muito mais. Um ovo grande contém 6g de proteínas, e quase metade delas está na gema. Tem 4,5 g de gorduras (7% das necessidades diárias),  e somente um terço desta é gordura saturada. Não contém gordura trans. A Associação Americana de Cardiologistas (American Heart Association) corrigiu suas recomendações para consumo de ovos: “Não existe mais uma recomendação específica de quantidade de gemas que uma pessoa pode consumir por semana”.