Guia Gessulli
19-Mai-2017 08:43 - Atualizado em 19/05/2017 09:02
Processamento

Inteligência aplicada à filetagem de peito

personalidades, fotos atualizadas , Divulgaçã9o
Lambert Rutten, gerente comercial da Marel PoultryDivulgaçã9o
A desossa de peito com osso é uma etapa extremamente importante em qualquer planta de processamento de aves. Durante este processo os produtos finais de alto valor, tais como os filés de peito e os filezinhos, devem ser coletados de maneira precisa e consistente e com o mais elevado rendimento. É por isso que os mercados em todo o mundo pedem as soluções automatizadas mais eficientes para facilitar e auxiliar na filetagem de peito. A este respeito, a AMF-i da Stork estabelece uma nova referência.

Desde a sua origem em 1996, o sistema AMF da Stork foi a solução líder mundial em desossa de peito com osso. Tornou-se um enorme sucesso com centenas de sistemas em operação globalmente. "Sucessivamente o desenvolvimento contínuo abre novas oportunidades de produto para este sistema, ao mesmo tempo em que maximiza a eficiência, a qualidade e o rendimento da desossa", conta o gerente comercial da Marel Poultry Lambert Rutten.

Lambert explica que os filés de peito de qualidade superior e de alto rendimento produzidos no sistema AMF são perfeitamente adequados para vendas no varejo ou para utilização em produtos industrializados. "Esta solução de filetagem de peito comprovada pode beneficiar centenas de instalações em todo o mundo, e continua a ser a referência em desossa de peito com osso. As empresas mais renomadas de todo o mundo comprovam que o sistema AMF desempenha excelentemente em todas as circunstâncias, para todas as capacidades", diz.

Nova geração

A mais nova geração de AMF-i não só produz uma ampla variedade de produtos de peito para a indústria de varejo, mas também coleta de subprodutos valiosos como a pele, a carne de tendão do peito e a cartilagem do peito, explica o profissional. "Quase todas as operações de filetagem podem ser feitas automaticamente, economizando assim o trabalho manual. O sistema de desossa em larga escala AMF-i compreende módulos que realizam as seguintes tarefas: carregamento de peito com osso, remoção de pele, remoção de calo de peito, remoção de osso jogador, corte em metades, separação de filés, corte de tendões, separação de filezinho e coletor de cartilagem".

Elimina a influência das variações de peso

Processadores de aves tipicamente lidam com uma variação substancial do peso, causando diferenças significativas no tamanho do filé de peito e peso. Para um ótimo rendimento e uma qualidade superior do produto, é essencial que os módulos sejam ajustados corretamente para o tamanho do filé de peito que será processado. Esta é exatamente a área na qual a Marel Poultry tem sido inovadora, e na qual a AMF-i agora se destaca.

"Graças à inteligência da AMF-i, os processadores não precisam mais calibrar a entrada, nem selecionar receitas relacionadas ao tamanho do produto para as configurações do módulo. A unidade de medição determina as dimensões de cada produto de entrada. Com base nestes dados, os módulos da AMF-i ajustam automaticamente as suas definições. Desta forma, a influência das variações de peito com osso de entrada é eliminada, garantindo o rendimento ideal por peito com osso individual", relata Lambert.

Configuração modular

Os peitos com osso são colocados nos carregadores de produtos e seguem pelos módulos do sistema através do mecanismo de transporte. Estações giratórias posicionam o carregador de produtos corretamente para cada operação de processamento. Cada módulo é responsável por lidar com uma etapa específica do processo e os módulos podem ser ligados ou desligados para criar produtos finais diferentes. Cada processador de aves pode escolher sua própria linha de módulos, o que melhor lhe convier. O sistema pode desossar peito com osso com os pesos mais variados em uma ampla variedade de filés com e sem pele, variando das borboletas inteiras com filezinhos até metades de filés com filezinhos coletados separadamente.

Removedor de osso jogador-i

Um exemplo de um módulo guiado por medição é o Removedor de osso jogador-i. Ao remover o osso externo do produto é importante reduzir a perda de carne ao mínimo, com praticamente nenhum risco de resíduos de ossos no filé. O removedor de osso jogador-i apresenta uma configuração que depende do peso para o processamento ideal de peito com osso. Em vez de configurar o módulo para um único peso médio, a faca controlada por câme pode ser configurada para cortar de duas formas diferentes. Dependendo do tamanho do produto, as configurações certas são reguladas automaticamente pelo controle PLC. Esta forma confiável de cortar o osso externo resulta em um aumento do rendimento dos filés para produtos menores, que pode ser de até 3 gramas por osso jogador.

Rendimento e qualidade superiores

Graças à unidade de medição, a filetagem adaptativa pode ser realizada sem a necessidade de intervenção humana. O rendimento e a qualidade superiores são garantidos assim por todas as faixas de variações de peso de peito com osso e em todos os produtos de filé de peito. Isso dá aos processadores uma flexibilidade ideal, o que é uma qualificação preponderante no processamento de aves atual, já que os pedidos de clientes recebidos de restaurantes e supermercados podem ser muito diversos. A inteligência da AMF-i permite que os processadores reajam rapidamente e adequadamente a exigências de pedidos de mudança rápida de seus clientes.

Maior eficácia

O papel do software está adquirindo importância o tempo todo. O sistema de controle PLC faz uso de sensores ao longo do sistema que determinam o tempo das operações, tais como os tempos de início e de parada de uma lâmina de corte. Graças ao controle PLC, são necessários menos componentes pneumáticos.

O Software de Processamento de Alimentos Innova é capaz de fornecer uma análise clara do desempenho, disponibilidade e qualidade da AMF-i. Isso dá ao gerente da fábrica a oportunidade de melhorar continuamente a eficácia do processo. Levando em conta as atuais velocidades de linha, cada pequeno ganho de carne de frango em um nível individual significa um enorme lucro no final do dia. É por isso que cada operação do processo é monitorada meticulosamente pelo software Innova – que mantém o equipamento funcionando continuamente ao nível máximo e está é a única forma de obter a maior eficácia.

Aprimoramento contínuo

O sistema de desossa de peito com osso AMF-i atinge as metas de rendimento e qualidade vez após vez, em todas as faixas de variações de peso de peito com osso processado por processadores de aves. No entanto, a Marel Poultry está sempre à procura de aprimoramento contínuo, mesmo de soluções comprovadas.

, ,
1/4
, ,
2/4
, ,
3/4
, ,
4/4


Como consequência, o número de opções de produtos finais para a AMF-i cresceu ao longo do tempo, as operações manuais foram reduzidas, os cortes tornaram-se adaptáveis e um controle de fácil utilização por menu foi integrado. Portanto, o rendimento do sistema continuará a aumentar e o mundo do processamento de aves vai se beneficiar imensamente dos esforços de melhoria contínua da Marel Poultry. Mais informações sobre a AMF-i em www.marel.com/amf-i-br 

 

 

 

Marel Poultry
Deixe seu Recado