Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Comentário

Interferência da iluminação na produção e reprodução das aves - por André Fonseca

Intensidade, período e a fonte de luz precisam ser adequadas para garantir que as aves desenvolvam todo seu potencial  

Interferência da iluminação na produção e reprodução das aves - por André Fonseca

AviculturaQuando falamos em produção e bem-estar das aves, um dos assuntos que precisam ser levados em consideração pelo produtor é a iluminação. Seja na avicultura de corte ou de postura, investir em sistemas artificiais que proporcionem luz durante períodos controlados traz grandes benefícios sobre o desempenho dos animais.

A influência da luminosidade sobre o desempenho das aves pôde ser observada através da percepção das diferenças de luminosidade entre as estações do ano e a relação destas com as migrações e reprodução de algumas aves. Os primeiros estudos utilizaram-se de luz artificial para traduzir os dias longos da primavera, e induziram as aves a entrarem em postura, mesmo que em temperaturas negativas. A partir daí se deu de fato uma denotação para pesquisas com sistemas de iluminação para avicultura.

As aves industriais (matrizes, frangos de corte e galinhas poedeiras) são produtos da interação de ambiente, nutrição e genética, este último responsável pelo maior desenvolvimento em potencial das aves. Para que se possa explorar todo esse potencial, alguns fatores são levados em consideração, entre eles a iluminação.

André Camelo Fonseca, Nutricionista de Aves da Agroceres MultimixEm matrizes pesadas, o desempenho reprodutivo é fortemente influenciado pela intensidade de luz e a duração do fotoperíodo oferecido, atuando sobre a uniformidade e a maturidade sexual do lote. Para frangos de corte, a iluminação adequada irá interferir no desempenho, possibilitando o acesso às aves a água e ração, sendo de grande importância durante a fase inicial de desenvolvimento das aves (período de adaptação).

A definição da intensidade e do tempo que o animal precisa ficar exposto à luz diariamente (fotoperíodo) é fundamental para que as aves possam reduzir o estresse fisiológico, melhorar a resposta imunológica e o metabolismo ósseo.

Para a determinação do fotoperíodo a ser utilizado, alguns aspectos devem ser analisados, como o tipo de instalação, localização geográfica, peso das aves, densidade de alojamento, pesquisas científicas, experiência técnica do campo, entre outros atributos, devem ser levados em consideração para uma tomada de decisão. Os princípios que envolvem a importância da luz para as aves são: fonte de luz, intensidade luminosa, duração e distribuição do fotoperíodo.

Fonte de luz: o tipo de luz utilizada irá determinar o comprimento de onda, o qual irá transmitir a informação de cor ao cérebro.

As luzes incandescentes apresentam um aspecto de luz vermelha e a luz fluorescente um aspecto azulado, com comprimento de onda mais longo e mais curto, respectivamente. Alguns pesquisadores acreditam que a utilização de luz fluorescente acalme e beneficie maior produtividade às aves, porém, este é um assunto que ainda gera discussões entre pesquisadores e técnicos do segmento.

Além disso, as luzes fluorescentes possuem maior poder de iluminação, possibilitando o uso de lâmpadas de menor potência mas com a mesma eficiência das lâmpadas incandescentes (redução no custo de energia).

Intensidade de luz: determinada em “Lux”, é compreendida como uma estimativa da concentração luminosa percebida pela ave. É abordada em literaturas atuais da área, e traz como sugestão para frangos de corte o fornecimento de uma intensidade de luz não inferior a 20 lux, até os sete dias de idade, e de 5 lux até o final da criação do lote, sendo indicado aumentar para 10 lux cerca de 3 dias antes da saída do lote.

Abaixo segue alguns exemplos de programa de luz para frangos de corte em aviário com e sem controle de ambiente:

Tabela 1: Programa para aviários convencionais, sem controle de luminosidade. Fonte: programa de luz para frangos de corte de 2,8 a 3Kg. (Adaptado do

Tabela 2: Programa para aviários com ambientes controlados. Fonte: Livro Produção de frango de corte - FACTA, 2014.

Nas poedeiras o ponto chave é a duração do fotoperíodo, o que estimulará o seu desenvolvimento e consequentemente seu índice de produção. Já nas matrizes tanto a duração e a intensidade são influenciadoras de resultados. Não menos importante do que a fonte de luz e intensidade luminosa, a distribuição da luminosidade deve ser uniforme em todo galpão, para um melhor desenvolvimento do lote.

Muito mais do que um simples detalhe, levar em consideração a iluminação no desenvolvimento das aves pode trazer grandes benefícios para a produção tanto da carne, quanto dos ovos. Além de melhorar o desempenho dos animais, o correto manejo da luz ajuda a estimular o consumo dos alimentos em horários pertinentes e auxilia na adaptação das aves ao ambiente que estão inseridos.

*André Camelo Fonseca, Nutricionista de Aves da Agroceres Multimix