Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Investigação

Interpol publica "Difusão Roxa" em 190 países sobre fraudes contra exportadores brasileiros de aves e suínos

Mais de 700 casos foram relatados à Interpol, envolvendo clonagem de e-mail de sites de empresas exportadoras, boletos de vendas que não aconteceram

Interpol publica "Difusão Roxa" em 190 países sobre fraudes contra exportadores brasileiros de aves e suínos

De acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o escritório brasileiro da Interpol emitiu “Difusão Roxa” sobre a investigação das fraudes contra agroindústrias exportadoras e importadores de carne de aves e de suínos do Brasil.

A “Difusão” é um mecanismo de cooperação entre as polícias da Interpol.  No caso do alerta publicado, a “Difusão Roxa” solicita ou fornece informações sobre o modus operandi, objetos, dispositivos e métodos de ocultação usados por criminosos.

O alerta foi emitido para as unidades da organização internacional de polícia localizadas em 190 países, que terão acesso a todas as informações do processo investigativo por meio dos sistemas ou dos escritórios da Interpol em cada país.

Mais de 700 casos foram relatados pela ABPA à Interpol, envolvendo clonagem de e-mail de sites de empresas exportadoras, boletos de vendas que não aconteceram, falsificação de rótulos de produtos que não foram produzidos no Brasil e utilização de Selos de Inspeção Federal (SIF) falsos, entre outros.

“A ABPA e as agroindústrias estão constantemente alertando os clientes internacionais sobre estes riscos de fraudes.  Este é um problema que afeta tanto o Brasil quanto o país importador.  A difusão da investigação a torna global, expandindo o monitoramento e tornando ainda mais efetivo o processo investigativo”, explica Francisco Turra, presidente-executivo da ABPA.