Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Comentário Avícola

Intolerância, maior inimiga! - por Valter Bampi

Tolerância, artigo de luxo na prateleira da alma, hoje tudo é descartável

??????????????????????????????????
??????????????????????????????????

Tolerância, artigo de luxo na prateleira da alma, hoje tudo é descartável. Quebrou, rasgou, compra outro; brigou, separa, triste realidade frágil, principalmente sobre relacionamentos, implicando sentimentos, sensações, emoções, dedicação, afeto, amor, carinho, compreensão, cartilha extensa, com esforço entenderá outro lado da versão dos fatos. Acontece que insistimos em ter razão, queremos ela reconhecida para alimentar ego, vaidade cria espaços, ego passa a ter voz ativa, solidão vira companheira, a tolerância faz malas, se vai.

Tantos relacionamentos de futuro acabam por falta de ouvir, entender, sentir, como eletrodomésticos, relacionamentos duradouros são raros. Tolerância zero gera zero reflexão entre membros da relação, tudo gira em acabar, pensando que um dia ia acabar mesmo, não esperamos fatos, precipitamos em terminar o que poderia ser história longa, feliz.

Tolerância, longe de ser entendida como forma de se anular em favor do outro, ligada à empatia, atitudes se complementam, transformando convivência em possibilidade de futuro, empatia é ato de se colocar no lugar do outro, sentir o que outro sente, avaliar antes de tomar atitude, antes de falar em meio a discussão, pensar como se a situação fosse com você, a partir daí, tomar atitudes. Fácil não é, mas quando praticar, entenderá melhor vida, percalços, alegrias, precisa amor para praticar empatia, porque no calor do momento só queremos ter razão, bom fazer algo ao outro, sempre há retorno, volta o que faz ao mundo. Espalhe amor, bem, viva empatia, procure solução antes de descartar, conserte o que ainda não pifou, compre pilhas novas, troque motor, aqueça, peça que precisa apenas de um pouco de calor para se manter viva, amor exige, às vezes não é o que esperávamos encontrar em alguém, existem defeitos que são insuportáveis, sobressaem perante qualidades, ainda, tente mais um pouco. 

Reveja, analise fatos, faça por você, se supere, pratique tolerância, entenda que valeria mais um passo para que tudo funcionasse melhor. Não se entregue de primeira, não queira ter razão, argumente, escute. Pratique empatia, tolere, seja feliz com quem escolheu. Se, por fim, a geladeira queimar, faça armário, se televisão não funcionar, faça vaso de flores, se o relacionamento esfriar, movido a discussões, brigas, desinteresse, encontre forma de ver o amor que construiu, mas se no fim entender que não funciona, saia em busca de um relacionamento com você em primeiro lugar. Conheça-se antes de entregar o coração, terminar é desgastante, traz dor, sofrimento. Creia no ser humano, no amor, encontre felicidade, cada passo vale apena, escreva uma lista, torne hábito, pode virar meta, que nunca aconteça, mas listas orientam, induzem a mente, impulsionam o desejo a acontecer o que está escrito. Aproveite a lista de resoluções, marque o que quer fazer, o que pode começar a fazer. Dê o passo para buscar sucesso, felicidade!