Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Consumidor

ITAL lança módulo "Rotulagem Nutricional" no site Alimentos Processados

O novo conteúdo visa ajudar o consumidor a compreender melhor as informações dos rótulos alimentícios que podem influenciar nas decisões de compra e consumo

ITAL lança módulo "Rotulagem Nutricional" no site Alimentos Processados

O Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, anuncia o lançamento do módulo “Rotulagem Nutricional” no site Alimentos Processados. O novo conteúdo visa ajudar o consumidor a compreender melhor as informações dos rótulos alimentícios que podem influenciar nas decisões de compra e consumo.

Os rótulos têm como objetivo ajudar o consumidor a avaliar os nutrientes que existem no produto e acompanhar as recomendações de ingestão diária, como de carboidratos, calorias, sódios ou gorduras saturadas. No módulo são apontados temas que abordam as recomendações de consumo diário de energia e nutrientes, assim como as orientações corretas para o aperfeiçoamento em rótulos nutricionais.

“A informação deve ser apresentada em um formato que facilite sua identificação, sem causar confusão”, destaca Raul Amaral, pesquisador da Plataforma de Inovação Tecnológica do ITAL. O último ponto é como a tabela nutricional é usada. “A informação deve permitir comparações e escolhas variadas conforme as necessidades dos consumidores”, ressalta.

Segundo informações publicadas pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) está avaliando novas propostas para a rotulagem nutricional. “Estão em discussão novas formas de apresentar as informações nos rótulos dos produtos alimentícios. O ITAL quer colaborar com isso, pois entendemos a importância do tema e o foco do Instituto é o benefício da sociedade e do consumidor”, acrescenta Luis Madi, diretor geral do ITAL.