Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Externo

Japoneses estão consumindo mais carne

O consumo de carne bovina, suína e de aves poderá totalizar cerca de 4,75 milhões de toneladas até o término fiscal em 31 de março, alta de 3.4% no ano

Japoneses estão consumindo mais carne

O consumo de carne bovina, suína e de aves poderá totalizar cerca de 4,75 milhões de toneladas até o término fiscal em 31 de março, alta de 3.4% no ano, de acordo com uma estimativa da Nikkei baseada em uma previsão da Agriculture and Livestock Industries Corp, afiliada ao governo. O aumento marcaria o crescimento mais rápido em 5 anos e o 10º ano consecutivo de ganhos.

O principal motor do crescimento é o frango, o mais popular entre os três tipos de carne. O consumo de frango provavelmente aumentará cerca de 4% neste ano fiscal. Visto que os consumidores estão mais preocupados com a saúde, “produtos processados que usam peito de frango estão se tornando muito populares”, disse um funcionário de uma grande distribuidora de carne. A demanda também foi forte neste inverno para coxas de frango, geralmente usadas em cozidos. A notícia foi divulgada pelo Portal Mie. 

Carne brasileira no Japão

O Japão é hoje o terceiro maior importador de carne de frango do Brasil, com mais de 340 mil toneladas exportadas nos 10 primeiros meses deste ano – o equivalente a 9,4% de tudo o que o país embarcou no período e, dado o momento sanitário que o país vive, nada mais pertinente que o consumo da carne brasileira, com reconhecimento sanitário aumente naquela região.

Entre os dias 2 e 13 de março, o Governo de Santa Catarina embarca em missão para o Japão com o objetivo de ampliar ainda mais as exportações de frango e carne suína. Atualmente, o país oriental exporta carne suína somente da região catarinense. “Aumentar a participação dos produtos catarinenses no exterior é uma forma de ampliar mercado e aumentar os ganhos, pois o câmbio está favorável e mercados como o Japão compram principalmente cortes nobres, que são mais caros”, destaca Colombo o governador Raimundo Colombo que lidera a comitiva