Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Empresa

JBS tem planta interditada no RS e diretores em unidade de SC investigados

Seara Alimentos no Rio Grande do Sul interditada por risco de acidentes na sexta-feira (15/07), e diretores de uma unidade em Santa Catarina foram submetidos à inquérito policial por alegações de abuso na jornada de trabalho dos empregados

JBS tem planta interditada no RS e diretores em unidade de SC investigados

O grupo JBS teve sua planta Seara Alimentos no Rio Grande do Sul interditada por risco de acidentes na sexta-feira (15/07), e diretores de uma unidade em Santa Catarina foram submetidos à inquérito policial por alegações de abuso na jornada de trabalho dos empregados, informaram unidades do Ministério Público do Trabalho (MPT).

A unidade de suínos da Seara Alimentos em Frederico Westphalen (RS) foi interditada na sexta-feira depois de uma inspeção do MPT, que constatou condições de risco grave e iminente de acidentes e doenças ocupacionais aos trabalhadores. A unidade não possui medidas eficazes e previstas pela lei para evitar acidentes, segundo o MPT no RS em nota.

A JBS disse em comunicado que algumas máquinas, setores e serviços da unidade foram interditados e que “está trabalhando para a desinterdição dos referidos itens, mediante os ajustes que se fizerem necessários”.

Já na unidade da JBS Macedo em São José (SC), foi instaurado um inquérito policial para investigar a conduta do diretor de produção de Aves, Isauro Antônio Paludo, do gerente corporativo de Aves, Claudemir Alessi, e do gerente de produção da planta, Leonardo Souza Beyer, por submissão de empregados a jornadas superiores a 12 horas diárias.

O auditor fiscal do Trabalho Fernando Lima da Cruz verificou que a unidade incorreu em mais de 670 infrações, submetendo os empregados a jornadas superiores a 12 horas diárias, no período de outubro de 2015 a março de 2016.

A não concessão de repouso semanal remunerado na forma legal e do intervalo mínimo de 11 horas entre as jornadas de trabalho, além de trabalho aos domingos e feriados, foram outras irregularidades encontradas.