Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Comércio

Kuwait garante reabrir o mercado para carnes bovinas e de frangos

Em missão empresarial, o ministro Bairo Maggi esteve no país para tratar sobre exportação. Autoridade visitará ainda Emirados Árabes, Catar e Arábia Saudita

Kuwait garante reabrir o mercado para carnes bovinas e de frangos

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Blairo Maggi, esteve reunido, neste domingo (14/05), no Kwuait, com a diretoria da Autoridade Pública da Agricultura e Recursos de Pesca do país para tratar de exportações brasileiras. De acordo com o ministro a reunião foi muito produtiva para o interesse do país.

“Estivemos com autoridades do Ministério da Sanidade Animal e Vegetal, quando expliquei o caso da Operação Carne Fraca e me garantiram reabrir o mercado para carnes bovinas e de frangos”, disse o ministro, que tratou também de bois vivos, ovos férteis, pintinhos de um dia, milho e soja.

O ministro ouviu das autoridades locais que “o governo do Kuwait sabe da qualidade dos produtos brasileiros” e que aguardam apenas a emissão de certificado brasileiro para retomar os negócios. De acordo com representantes daquele país, não haverá aumento de burocracia. Os certificados aguardados são os emitidos pelos próprios fiscais na planta frigorífica, a serem reconhecidos pela embaixada e pela câmara Árabe, para garantia total e evitar crítica de consumidores.

Acompanhado do secretário de Relações Internacionais do Mapa, Odilson Silva, e do presidente da Embrapa, Maurício Lopes, o ministro Blairo Maggi, fez questão de falar da importância dos avanços na agricultura proporcionados pela empresa de pesquisa, vinculada ao ministério, responsáveis, afirmou, por transformar o Brasil de importador de alimentos em um dos maiores players do agronegócio no mundo.

Do lado do Kuwait, estiveram presentes, Zahra Al-wazzan, vice-diretora geral de Saúde Animal do país, entre outras autoridades e Michel Alaby, secretário-executivo da Câmara de Comércio Árabe-Brasil.

Missão

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Blairo Maggi, iniciou nesta sexta-feira (12) viagem oficial à Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Catar e Kuwait com o objetivo de promover o agronegócio e atrair investimentos. A agenda inclui reuniões com autoridades de governo e participação em eventos com a presença de representantes do setor privado brasileiro

A região é prioritária para o mercado agrícola mundial e uma das principais origens de investimentos internacionais no setor. O crescimento econômico do Oriente Médio, a taxa de urbanização e o consequente aumento da demanda por alimentos, fibras e energia estão acima da média global, o que reforça a importância da missão organizada pelo governo brasileiro.