Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Postura

Maior oferta e quedas nos preços dos ovos marcam 2018

Queda nos preços dos ovos, iniciado em janeiro de 2018, perdurou no correr do ano, salvo períodos específicos em que a proteína apresentou boa recuperação

Image of white eggs. Perfect for anything related to healthy food, easters, eggs production and food industry in geneneral.
Image of white eggs. Perfect for anything related to healthy food, easters, eggs production and food industry in geneneral.

O avicultor de postura passou por momentos árduos ao longo de 2018. De acordo com pesquisas do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o movimento de queda nos preços dos ovos, iniciado em janeiro de 2018, perdurou no correr do ano, salvo períodos específicos em que a proteína apresentou boa recuperação.

No geral, a retração nas cotações ocorreu pela elevação da oferta, em virtude, principalmente, dos investimentos que foram feitos para o aumento de plantel nas granjas já existentes. Diante do cenário baixista, muitos granjeiros intensificaram os descartes das poedeiras mais velhas.

No entanto, essa estratégia não trouxe grandes reflexos nos preços, indicando que seriam necessários descartes ainda maiores. Com a maior disponibilidade da proteína no mercado doméstico, o volume de embarques ao front externo também se elevou, contribuindo para que os preços no mercado doméstico não cedessem ainda mais. Além disso, o setor também foi impactado negativamente pela alta nas cotações dos principais insumos utilizados na atividade (milho e farelo de soja).