Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Externo

Maior produtor de carne da Rússia começou a exportar para Angola

Angola vive desde finais de 2014 uma profunda crise econômica e financeira

O grupo Cherkizovo, que se apresenta como maior produtor de carne e rações da Rússia, anunciou hoje que começou a exportar para o mercado angolano, com a expedição, desde Novorossiysk, do primeiro lote de 54 toneladas de frango.

De acordo com uma informação aos mercados daquele grupo, a que a Lusa teve hoje acesso, a Cherkizovo recebeu uma licença de exportação de produtos avícolas para Angola e vai fornecer frangos congelados, muito procurados face à insuficiente produção local, inferior a cinco por cento das necessidades.

Em 2015, de acordo com dados do Ministério da Agricultura angolano, o país importou mais de 450 milhões de dólares em frango, equivalente a 360 mil toneladas.

Aquele grupo russo, que só em 2015 produziu 825.000 toneladas de carne de vários tipos, não adianta valores deste negócio, confirmando apenas que este foi o primeiro lote enviado para Angola, que se insere numa estratégia de reforço das exportações da marca, que já são feitas para países do norte e leste de África, bem como para o médio oriente.

Com unidades de produção de aves de capoeira, 15 instalações de produção de suínos, seis fábricas de processamento de carne e nove fábricas de ração, além de 140.000 hectares de terras agrícolas, o grupo Cherkizovo afirma possuir uma “estrutura verticalmente integrada”, que vai da produção ao abate e distribuição.

Angola vive desde finais de 2014 uma profunda crise econômica e financeira decorrente da quebra das receitas com a exportação de petróleo e já este ano o Governo lançou um programa que visa diversificar a economia, reduzindo as importações e aumentando as exportações, tendo a agroindústria como um dos pilares.