Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Produção

Mais de 5 mil frangos morrem em granja de Itu após queda de energia

Proprietário calcula prejuízo de R$ 6 mil com a perda. Manutenção em rede pode ter causado o problema.

Mais de 5 mil frangos morrem em granja de Itu após queda de energia

Quase seis mil frangos morreram após queda de energia em granja (Foto: Sergio do Amaral/Arquivo pessoal)Um total de 5.588 frangos morreram em uma granja de Itu (SP) depois de uma queda de energia. A propriedade fica na estrada municipal do Jacu, zona rural da cidade e o criador calcula um prejuízo de aproximadamente R$ 6 mil. A granja tinha 32 mil frangos e a maioria, que não suportou o calor, na segunda-feira (9) tinha 12 dias de vida.

O proprietário Valdemar Antonio Sbrissa Junior afirma que a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) realiza há algum tempo a manutenção na rede da região e nem sempre avisa quando haverá interrupção no abastecimento de energia.

Em nota ao G1, a  CPFL disse que vai apurar o caso.

“Aconteceu por volta das 11h30, no horário de almoço dos funcionários. Quando eles perceberam que o sistema de segurança não funcionou, meia hora depois, já não tinha mais como salvar os frangos.” As aves ficam em galpões fechados por cortinas que abrem quando o sistema de segurança é acionado, explica o criador.

“A energia cai toda hora e ontem caiu uma fase. Todos os motores são trifásicos, mas a energia que alimenta o sistema é monofásica e não entendeu quando caiu o abastecimento.” Junior diz que outros criadores do bairro já tiveram prejuízos devido a falta de energia e, para tentar ressarcir o prejuízo, vai registrar um boletim de ocorrência.