Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Solenidade

MAPA entrega primeira certificação por compartimento sem Influenza Aviária e Newcastle

Solenidade de reconhecimento da empresa COOB Vantress terá a presença da diretora-geral da OIE

O ministro Blairo Maggi (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) entrega nesta segunda-feira (21), às 15h30, em Brasília, a primeira certificação oficial de Compartimento de Reprodução Livre de Influenza Aviária e da doença de Newcastle. A empresa a ser certificada é a americana COBB Vantress Brasil, com filiais em Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

A compartimentação é voluntária e deve envolver todas as unidades de produção. Prevista em instrução normativa, a certificação, baseada em recomendação da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), visa reconhecer e atestar subpopulação de aves com status sanitário diferenciado, por meio da adoção de procedimentos adicionais de biosseguridade, vigilância epidemiológica, supervisões e auditorias.

A Influenza Aviária e a doença de Newcastle, altamente contagiosas, podem causar enormes impactos não apenas à saúde animal como também socioeconômicos e até à saúde pública. São doenças de notificação obrigatória e imediata em até 24 horas após a confirmação. A influenza Aviária é uma doença exótica no território nacional, enquanto que a doença de Newcastle teve suas últimas ocorrências em 2006, em propriedades com aves de subsistência.

Participam do evento a diretora geral da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), Monique Eloit, o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal, o ex-ministro da Agricultura Francisco Turra, e o diretor-executivo da COOB para a América Latina, Jairo Arenazio.

Antes da entrega da certificação à COBB Vantress, o ministro Blairo se reunirá com a diretora-geral da OIE, Monique Eloit, a partir das 14h30. Eloit é a primeira mulher a dirigir a organização. Veterinária, ela iniciou sua gestão em 1º de janeiro deste ano. Desde 2009, Eloit era diretora-geral adjunta da OIE. Sua atuação sempre esteve ligada a temas sensíveis e relevantes em saúde animal.