Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Comemoração

Médicos-veterinários estão presentes em todos os momentos da vida

Os mais de 110 mil médicos veterinários em atuação no País atuam em áreas como a consultoria ambiental, a saúde pública, a análise de alimentos, a reprodução animal e as pesquisas científica

Médicos-veterinários estão presentes em todos os momentos da vida

Releases EmpresasNesta sexta-feira, 09 de setembro, celebramos o Dia do Médico-Veterinário, profissional que está presente desde o controle da qualidade dos alimentos de origem animal e o cuidado com o bem-estar dos pets à prevenção de zoonoses – doenças transmitidas entre animais e humanos – e a preservação da saúde pública.  Ao longo de 46 anos de profissão regulamentada, os Médicos Veterinários e as Médicas Veterinárias vêm mostrando a importância de seu trabalho para o desenvolvimento econômico e social do Brasil, hoje são mais de 80 áreas de atuação.

Os mais de 110 mil médicos veterinários em atuação no País atuam em áreas como a consultoria ambiental, a saúde pública, a análise de alimentos, a reprodução animal e as pesquisas científicas. Como médico veterinário, Carlos Alberto Moreira desenvolve e implanta ações para garantir que o alimento chegue ao mercado com qualidade e próprio para consumo. “O médico veterinário é uma pessoa imprescindível no processo, pois toda vez que cultivamos animais em grandes quantidades, pode haver a ocorrência de doenças”, ressalta Moreira.

Inspeção de alimentos

Depois da produção do alimento, entra em cena o trabalho de inspeção e fiscalização, etapas importantes para a comercialização do produto final, em que o médico veterinário também está presente.

“Nós controlamos todas as fases do processo produtivo. Se tiver algum problema, nós tomamos ações corretivas imediatas para que esse produto não seja comercializado”, explica a médica veterinária Marili Gramolini, que trabalha como consultora de análise de alimentos.

O trabalho do médico veterinário está presente na produção de diversos produtos de origem animal, como carne, ovos, peixe, leite, queijo e até mesmo o mel.

Saúde Única

Além de garantir a saúde animal e ambiental, o médico veterinário também é um importante agente no desenvolvimento de medicamentos e vacinas para uso humano. Neste trabalho desafiador, estão, por exemplo, pesquisas científicas que buscam tratamento para doenças como o câncer, a leishmaniose, a malária e a toxoplasmose.

O médico veterinário precisa zelar pelo bem-estar animal durante os procedimentos cirúrgicos, a anestesia e a eventual eutanásia dos animais usados em pesquisas científicas.

“A área de animais de laboratório é focada na biossegurança, na ética e no bem-estar animal. O médico veterinário também orienta outros profissionais que fazem pesquisas”, afirma o médico veterinário Carlos Alberto Muller, presidente da Comissão Nacional de Especialidades Emergentes do CFMV.

Todo animal é importante

É do médico veterinário a prerrogativa para cuidar da saúde dos animais de estimação, de produção, de pesquisas científicas e também dos selvagens — uma atuação que essencial, devido à expansão urbana e ao tráfico de animais.

“No ambiente urbano, o animal selvagem é sempre a vítima. Precisamos tirar o animal do ambiente indesejado e colocá-lo num local longe da população, onde ele tenha a possibilidade de sobreviver e possa fazer o papel dele no meio ambiente, que é reproduzir e manter a sua espécie viva”, afirma o médico veterinário Isaac Albuquerque, integrante da Comissão Nacional de Animais Selvagens do CFMV.

Além de prestar o atendimento clínico, os médicos veterinários atuam em conjunto com os órgãos fiscalizadores em ações de resgate de animais selvagens, para reintroduzi-los na natureza e amenizar o impacto global da ação humana sobre o meio ambiente.

“Quem vai equilibrar essa tríade de ser humano, ambiente e animais? É o médico veterinário. Cuidamos dos animais para que não contaminem o meio ambiente e assim o ser humano consiga viver bem”, ilustra Isaac.