Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Produção

Melhores resultados no controle da coccidiose em frangos com uso rotacionado de vacina

Na região Nordeste, a Granja do Pina olha para o futuro e para as preferências do mercado ao empregar novas soluções como a vacina Bio-Coccivet

Melhores resultados no controle da coccidiose em frangos com uso rotacionado de vacina

Releases EmpresasPara controlar a coccidiose em frangos de corte na região Nordeste do Brasil, a Granja do Pina tem ido além do uso dos programas tradicionais à base de químicos e ionóforos. “Olhando para o futuro e para as preferências do mercado, temos empregado novas soluções já testadas e consolidadas, como o uso rotacionado da vacina, uma ferramenta na prevenção da coccidiose que tem ajudado a alcançar melhores resultados”, informa Thiago Dias, médico veterinário da empresa, sediada em Aracaju e que atua no mercado sergipano e estados vizinhos.

O MV da Granja do Pina refere-se à vacina Bio-Coccivet, composta por cinco espécies de Eimerias totalmente atenuadas, que já apresenta resultados promissores em diferentes integrações nacionais. Essa composição difere de Bio-Coccivet R, voltada às reprodutoras pesadas, leves e também aos lotes de aves de postura comercial. A formulação exclusiva para frangos de corte baseia-se em dados atualizados de levantamento epidemiológico realizado pelo Biovet em todo Brasil, os quais demonstram que em frangos de corte são cinco as espécies mais prevalentes, e não três como se verifica na composição das vacinas da concorrência.

Sendo a coccidiose aviária um desafio que precisa ser monitorado continuamente, com o objetivo de maximizar o desempenho das aves, a vacinação é uma solução que amplia as chances de controle do problema. No segmento de frangos de corte, o esquema recomendado é o de dois lotes seguidos com a vacinação para coccidiose aviária, como parte do programa de rotação de anticoccidianos. Conforme esse método, a utilização da vacina promove a “troca” dos oocistos virulentos por oocistos vacinais, que são mais sensíveis aos químicos anticoccidianos, revitalizando os programas de controle.

Na entrevista a seguir, confira outras impressões sobre a vacinação de frangos com Bio-Coccivet apresentadas pelo médico veterinário da Granja do Pina, Thiago Dias, que também possui Mestrado em Nutrição de aves:

Pergunta: Quais os reais custos da cocciodiose para avicultura de corte?

Thiago Dias: Os custos da coccidiose vão muito além dos custos do programa de anticoccidiano e das perdas zootécnicas à campo. Baseado em dados de programas de gestão de risco, existe um passivo de contaminação cruzada de diferentes fases de rações entre idades do frango ou, e muito mais temido, a contaminação de rações [das] reprodutoras com as rações iniciais de frango. Afinal, mesmo sendo produzidas em dias diferentes, com expedições separadas e caminhões exclusivos por setor, falhas humanas estão entre os principais desvios que podem acontecer no programa operacional padrão.

Pergunta: Como você descreve a importância da vacinação para controlar esses custos?

Thiago Dias: Ao longo da história, a coccidiose é um desafio controlado por programas tradicionais à base de químicos e ionóforos divididos em duas fases com rotação dos princípios ativos ao logo do ano. Mas olhando para o futuro e as tendências de mercado, novas soluções devem ser testadas e consolidadas. Uma solução que nos tire este passivo e que nos dê segurança foi encontrada: a vacinação.

Pergunta: O que foi observado no campo com a vacinação?

Thiago Dias: A vacina é mais uma ferramenta que temos na prevenção da coccidiose, e o seu uso, rotacionado com o programa de anticoccidianos, é a estratégia que escolhemos para prevenir a doença. Dessa forma, observamos no campo aves sadias, sem perdas zootécnicas no final do lote. No monitoramento de rotina encontramos uma reação suave entre 14 e 28 dias sem atraso no ganho de peso. Outro ponto importante observado foi uma melhor coloração dos pés, o que para a Granja do Pina é um efeito positivo, pois temos um mercado que exige aves bem “coradas”. No comparativo do uso da vacina com o uso de anticoccidiano, durante o período da avaliação (realizado entre abril/outubro em Itaporanga d’Ajuda/SE; num total de 500 mil aves), verificamos que as aves vacinadas obtiveram melhores resultados para todos os dados avaliados: Conversão Alimentar (CA), Viabilidade (VIAB) e Produtividade (FEP).