Comércio Internacional

México abre mercado para genética avícola do Brasil

México abre mercado para genética avícola do Brasil

O Serviço Nacional de Sanidade, Inocuidade e Qualidade Agroalimentária (Senasica) do México autorizou a importação de material genético avícola produzido no Brasil, conforme Informações recebidas hoje pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). O comunicado oficial ocorreu no dia 03 de fevereiro, em carta enviada à Embaixada Brasileira no México.

Ao todo, treze empresas foram habilitadas a embarcar ovos férteis e ovos embrionados SPF (livres de patógenos específicos).

As habilitações ocorrem após visita técnica realizada pelo serviço oficial do México, sob coordenação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento brasileiro, entre os dias 19 e 28 de setembro do ano passado. A autorização é válida por dois anos, conforme estabelecido pelas autoridades mexicanas.

Brasil está no seleto grupo dos países detém o status de plataforma exportadora de material genético, devido à série de requisitos sanitários e ao nível de desenvolvimento tecnológico necessário para efetivar embarques do segmento.

De acordo com o presidente-executivo da ABPA, Francisco Turra, os efeitos positivos da abertura do México à genética avícola brasileira vão além das empresas habilitadas.

“Em um momento em que vemos mais de 40 nações atingidas por problemas com Influenza Aviária nos últimos três meses, a abertura do mercado mexicano para um segmento tão sensível a questões sanitárias demonstra o reconhecimento internacional ao status do Brasil, único entre os grandes produtores mundiais a nunca registrar a enfermidade em seu território.  É uma vitória que gera impactos altamente positivos não apenas para quem exporta genética, mas à toda a cadeia avícola.  Além disto, a abertura do mercado reforça a parceria já consolidada entre brasileiros e mexicanos no setor de proteína animal”, analisa Turra.